dc.contributor.author | Machado, Perla Cristina Frangioti | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T18:44:01Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T18:44:01Z | |
dc.date.issued | 2023-03-06 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Perla Cristina Frangioti. Desenvolvimento de itinerário formativo relacionado com a educação física escolar: desafios e perspectivas no Novo Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17912. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17912 | |
dc.description.abstract | The law 13.415/2017 changed the so called “Law of Directives and Bases of National
Education” (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) and is known as “New High
School” (NEM). It promoted changes in its structure and timetable, flexibilized the
curriculum, and added the Itinerários Formativos - IF (track of specialization). In 2021,
during the Covid-19 pandemic, the public schools of São Paulo State started its
implementation. Both the State Department of Education and the schools are not informing
clearly about how teachers should work in it, especially regarding/concerning IFs. Therefore,
the objective of this research is to analyze the Physical Education teaching processes during
the classes of a teacher-researcher under the new guidelines of the IF “Languages and Their
Technologies”. The methodology was based on a qualitative analysis, through pedagogical
intervention. It was conducted in the first half of 2022, with second year students of the NEM,
enrolled in the #SeLigaNaMidia division, component 3: “Journalism and Inclusion in Sports:
Practices and Experimentation”. The data collection source was the classroom diaries written
by the teacher-researcher. The data analysis was held through the elaboration of categories, as
follows: Engagement and impressions of the researcher during the process; Structuring and
development of the support material (MAPPA); Strengths and weaknesses of the NEM and
the IF. The study pointed out that the NEM presents several problems, from structural to
socio-educational, with more weaknesses than strengths. Moreover, the state of São Paulo,
when beginning the implementation of the NEM, before the deadline set by the Ministry of
Education, generated many doubts and insecurities both among students and teachers,
especially regarding the IFs. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Itinerários formativos | por |
dc.subject | Novo ensino médio | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | New High School | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.subject | Track of specialization | eng |
dc.title | Desenvolvimento de itinerário formativo relacionado com a educação física escolar: desafios e perspectivas no Novo Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Development of track of specialization in the New Hight School: challenges and perspectives | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Glauco Nunes Souto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0134679842280022 | por |
dc.description.resumo | A lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e ficou conhecida como
“Novo Ensino Médio”. Além de mudanças na estrutura e grade horária, flexibilizou o
currículo, inserindo os itinerários formativos. As escolas públicas estaduais de São Paulo
iniciaram a implementação no ano de 2021, em plena pandemia do covid-19. Tem havido
falta de orientação e de clareza por parte da Secretaria Estadual de Educação e das escolas de
como os professores devem trabalhar e desenvolver, especialmente, os itinerários formativos.
Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os processos de ensino na Educação Física
desenvolvidos nas aulas de atuação da professora-pesquisadora no Novo Ensino Médio,
inseridas nos itinerários formativos da área de Linguagens e suas Tecnologias. Do ponto de
vista metodológico, o estudo se caracteriza enquanto qualitativo, através da pesquisa de
intervenção pedagógica, realizada no 1º semestre letivo de 2022, com estudantes das 2ª séries
do Novo Ensino Médio matriculados no itinerário formativo “#SeLiganaMidia”, Componente
3: Jornalismo e inclusão nos esportes: práticas e experimentações. A coleta de dados foi
realizada por meio dos diários de aulas elaborados pela professora-pesquisadora. A análise
dos dados se deu através da elaboração de categorias a partir de leituras e identificações de
aspectos centrais para a pesquisa dos relatórios elaborados, a saber: Engajamento e
impressões da docente durante o processo de desenvolvimento do Itinerário Formativo, a
qual apresentou as angústias e incertezas da professora-pesquisadora durante as aulas do IF;
Estruturação e desenvolvimento do Itinerário Formativo a partir do MAPPA, indicou como a
professora-pesquisadora utilizou e adaptou o material disponibilizado pela Secretaria da
Educação de SP e; Aspectos positivos e negativos do Novo Ensino Médio e do Itinerário
Formativo, abordou as reflexões da professora-pesquisadora sobre o NEM de maneira geral e,
especificamente, o NEM na rede pública do estado de SP. As considerações finais apontaram
que o NEM apresenta diversos problemas, desde estruturais até socioeducacionais, com mais
pontos negativos do que positivos. Além do mais, o estado de São Paulo, ao iniciar a
implementação do NEM antes do prazo final definido pelo MEC, gerou muitas dúvidas e
inseguranças tanto nos alunos como nos professores, principalmente com relação aos IF. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8313436332195201 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-7785-3878 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2644-2838 | por |