Show simple item record

dc.contributor.authorBaio, Cristina Gil de Carvalho
dc.date.accessioned2023-05-03T13:50:49Z
dc.date.available2023-05-03T13:50:49Z
dc.date.issued2023-03-09
dc.identifier.citationBAIO, Cristina Gil de Carvalho. Estratégias participativas construídas entre estudantes e professora nas aulas de Educação Física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17921.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17921
dc.description.abstractOn behalf of pandemic and social isolation we have been through, there was a potentiation of a new global reality, since the population was restricted to their homes and, in many cases, the systematized body practices were left out. Within the school context where I work, I could observe such situation, because most of the students took the Physical Education class as the only time in wich they could perform oriented body practices. Towards that scenario of returning to the presential classes, the objective of the study is analyse the implications of a teaching process to the construtction of knowledge related to the experimentation of body practices through integrated strategies in Physical Education classes.The project is based on a qualitative research approach, characterized by research-action, in wich the professor-researcher, planned and taught the pedagogical activities. The sudy was performed during one school year, involving 26 students from a 4° grade class of the elementary school, from a municipal school located inner-state São Paulo. The data were collected through class diaries developed by the professor-researcher, rounds of conversation and a mixed questionnaire with open and closed questions applied to the students. After collection, the data were qualitatively analyzed through the establishment of two categories, namely: 1 – The construction of students’ knolwedge from the paticipatory process, wich allowed us to analyse the construction process of the students’ knowledge, within the context of the Physical Education classes in the face of the content provided; and, 2 – Possibilities and challenges in the implementation of the participatory planning proposal, in wich we seek to promote means of recognition of the problems, the exaltation of achievements and over this analyse and reflect on possible solutions, so as not to be only on complaints and we can make announcements. Thus we conclude, in general, the dynamics of the developd planning through participative strategies were very real allowing the corresponsibility of the students in teaching and learning process and the valuation of their knowledge, breaking the traditionally logic establiched to the school education, in other words, viewing the students as the ones who learn and the professors the ones who teach.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectPlanejamento participativopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectVivências de práticas corporaispor
dc.titleEstratégias participativas construídas entre estudantes e professora nas aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativeParticipatory strategies built between students and teacher in Physical Education classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0134679842280022por
dc.description.resumoPor conta da pandemia e do isolamento social que passamos, houve a potencialização de uma nova realidade mundial, uma vez que a população ficou restrita às suas casas e, em muitos casos, as práticas corporais sistematizadas foram deixadas de lado. Dentro do contexto escolar em que trabalho, pude observar tal situação, pois a maioria dos alunos tinha as aulas de Educação Física escolar como o único momento no qual realizavam práticas corporais orientadas. Diante deste cenário de retorno às aulas presenciais, temos como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino para a construção de conhecimentos relativos à experimentação de práticas corporais por meio de estratégias participativas nas aulas de Educação Física. O projeto se deu assentado em uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizada pela pesquisa-ação, na qual a professora-pesquisadora, planejou e ministrou as ações pedagógicas. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal situada no interior paulista. Os dados foram coletados através de diários de aula elaborados pela professora-pesquisadora, rodas de conversa e questionário misto com perguntas abertas e fechadas aplicado aos estudantes. Após a coleta, os dados foram analisados qualitativamente através do estabelecimento de duas categorias, a saber: 1 - A construção dos conhecimentos por parte dos alunos a partir do processo participativo, a qual nos permitiu analisar o processo de construção dos conhecimentos dos alunos, dentro do contexto das aulas de Educação Física diante do conteúdo apresentado; e, 2 – Possibilidades e desafios na aplicação da proposta do planejamento participativo, na qual buscamos promover meios de reconhecimento dos problemas, exaltação das conquistas e em cima disso analisar e refletir soluções viáveis, para que não fiquemos apenas nas denúncias e possamos fazer anúncios. Assim concluímos, de um modo geral, que a dinâmica do planejamento desenvolvido através de estratégias participativas tratou de uma realidade concreta, possibilitando as corresponsabilidades dos alunos e alunas no processo de ensinar e aprender e a valorização de seus saberes, rompendo com a lógica tradicionalmente estabelecida ao ensino escolar, ou seja, vendo os alunos como aqueles que aprendem e os professores os que ensinam.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 5794553, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/1232486725281261por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1919-2669por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2644-2838por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil