dc.contributor.author | Silva, Leandro de Carvalho da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:10:57Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T13:10:57Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandro de Carvalho da. Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18002. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18002 | |
dc.description.abstract | This research has as its starting point the problem of gender exclusions observed in Physical Education classes, especially in opportunities where “self-managed” classes are held. In our teaching experiences, we found that although such exclusions are not common in classes in general, on occasions of free classes (self-organized), there is a greater exclusion of girls. Based on this problem, the objective of the present research was to analyze the limits and possibilities of a teaching intervention guided by a dialogical pedagogy with a view to problematizing gender inequalities in Physical Education classes. The study consisted in an action research, which addressed the thematic units Sports and Dances, structured in a didactic unit to address gender issues in a two-month period. The research universe comprised the students of the fifth year of elementary school, from a school in the municipal teaching network in the city of Suzano. The data production instruments consisted of class diaries, based on participant observations, video recordings and student narratives that emerged in the conversation circles, whose records were made through filming. Data analysis was performed using the Coding Categories method. The main results point to two major categories – Limit Situations and Viable Unpublished, and from these four subcategories emerge – Existential Fatigue, Antidialogicity, Dialogicity, Being More. We consider that the entire process, especially the moments of dialogue, action-reflection in the conversation circles, contributed to problematize Existential Tiredness and Antidialogicity, hoping through Dialogicity the possibility for students to overcome gender inequalities with a view to Being More. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Desigualdade de gênero | por |
dc.subject | Situações-limite | por |
dc.subject | Inédito viável | por |
dc.subject | Ser mais | por |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.subject | Gender inequality | eng |
dc.subject | Limit situations | eng |
dc.subject | Unprecedented viable | eng |
dc.subject | Be more | eng |
dc.title | Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física | por |
dc.title.alternative | Between limit situations and unprecedent viable: problematizing gender inequalities in physical education classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Júnior, Osmar Moreira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176123942671062 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como ponto de partida a problemática das exclusões de gênero observadas nas aulas de Educação Física, sobretudo nas oportunidades em que se realizam aulas “autogestionadas”. Em nossas experiências docentes, verificamos que embora tais exclusões não sejam comuns nas aulas de uma forma geral, nas ocasiões das aulas livres (autogestionadas), verifica-se uma maior exclusão das meninas. Partindo deste problema, o objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar os limites e possibilidades de uma intervenção docente orientada por uma pedagogia dialógica com vistas à problematização das desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação, que abordou as unidades temáticas Esportes e Danças, estruturadas em uma unidade didática para abordar questões de gênero em um bimestre. O universo da pesquisa compreendeu os(as) alunos(as) do 5° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Suzano. Os instrumentos de produção de dados consistiram nos diários de aula, a partir das observações participantes, das gravações em vídeo e das narrativas dos(das) alunos(as) que surgiram nas rodas de conversas, cujos registros se deram por meio de filmagens. A análise dos dados foi realizada por meio do método de Categorias de Codificação. Os principais resultados apontam duas grandes categorias – Situações-Limite e Inéditos Viáveis e destas surgem quatro subcategorias – Cansaço Existencial, Antidialogicidade, Dialogicidade, Ser Mais. Consideramos que todo processo, principalmente os momentos de diálogos, ação-reflexão nas rodas de conversas contribuíram para problematizarmos o Cansaço Existencial e a Antidialogicidade, esperançando por meio da Dialogicidade a possibilidade dos(as) alunos(as) superarem as desigualdades de gênero com vistas ao Ser Mais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8167442892432277 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-4360-4915 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-2915-5634 | por |