Show simple item record

dc.contributor.authorCintra, Rafaela Pereira
dc.date.accessioned2023-05-12T15:31:03Z
dc.date.available2023-05-12T15:31:03Z
dc.date.issued2023-03-15
dc.identifier.citationCINTRA, Rafaela Pereira. Linguagem corporal e expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de educação física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18007.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18007
dc.description.abstractWhen we turn our gaze to the beginning of human development, we are faced with a vast field of experiences and experiments of 'very young children' to discover the world and themselves. As the guiding thread of the entire discovery process, we have the body that expresses itself through its movements in the most varied ways. This research aimed to identify and analyze the narratives about/with the body woven in the different relationships experienced by 'very young children' in Physical Education classes. This is qualitative research developed through a research of the type of pedagogical intervention by the teacher-researcher, aiming at the planning and carrying out of educational actions. The participants were early childhood education students regularly enrolled in Group 2 (G2), aged two years old, from a school in the upstate of Minas Gerais. There was the systematization of a Didactic Unit (DU), which included twelve classes evidenced by body language and expressiveness. In this DU, ludic pedagogical propositions were organized that favored meaningful learning for students by focusing on body language with the movement themes proposed by Rudolf Laban, as well as proposing an approximation and articulation to the Experiences Fields of the National Common Curricular Base (BNCC). The experience lived during the proposals for exploring spaces, times, situations and materials was recorded through field diaries, photos and videos. The data produced in the field went through the Discursive Textual Analysis process which, in dialogue with the theoretical foundation, led to the construction of two metatexts: Body is Language: children's expressiveness through movement; and Field Experience and the Experiences Fields. The research also provided the opportunity to create a website as an Educational Product so that the whole experience of building and applying this Didactic Unit can be shared, as well as the experience of ‘very young children’.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem corporal e expressividadepor
dc.subjectCrianças bem pequenaspor
dc.subjectCampos de experiênciaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBody language and expressivenesseng
dc.subjectVery young childreneng
dc.subjectFields of experienceseng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleLinguagem corporal e expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de educação físicapor
dc.title.alternativeBody language and expression: a sensitive gaze at 'very young children' in physical education classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Couto, Yara Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2348643816717796por
dc.description.resumoAo voltarmos nosso olhar sobre o início do desenvolvimento humano nos deparamos com um vasto campo de vivências e experimentações das ‘crianças bem pequenas’ para descobrir o mundo e a si mesmas. Como fio condutor de todo o processo de descoberta temos o corpo que se expressa por meio de seus movimentos das mais variadas formas. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as narrativas sobre/com o corpo tecidas nas diversas relações experienciadas pelas 'crianças bem pequenas' nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica da professora-pesquisadora visando o planejamento e a realização das ações pedagógicas. Os participantes foram alunos da Educação Infantil regularmente matriculados no Grupo 2 (G2), faixa etária de dois anos de idade, de uma escola no interior de Minas Gerais. Houve a sistematização de uma Unidade Didática (UD), a qual contemplou doze aulas evidenciadas pela linguagem corporal e expressividade. Nesta UD, foram organizadas proposições lúdicas pedagógicas que favorecessem aprendizagens significativas para os alunos mediante a focalização da linguagem corporal com os temas de movimento propostos por Rudolf Laban, bem como propor uma aproximação e articulação aos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência vivida durante as propostas de exploração dos espaços, tempos, situações e materiais foi registrada através de diários de campo, fotos e vídeos. Os dados produzidos em campo passaram pelo processo de Análise Textual Discursiva que, em diálogo com a fundamentação teórica, originou a construção de dois metatextos: Corpo é Linguagem: expressão infantil através do movimento; e Experiência em Campo e os Campos de Experiências. A pesquisa também oportunizou a elaboração de um site como Produto Educacional para que seja compartilhada toda experiência da construção e aplicação dessa Unidade Didática, como também da vivência de ‘crianças bem pequenas’.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6529193858333337por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-6577-8281por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1851-4889por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil