Show simple item record

dc.contributor.authorBatista, Éverton Ferraz Marcelino
dc.date.accessioned2023-06-12T17:54:33Z
dc.date.available2023-06-12T17:54:33Z
dc.date.issued2023-03-10
dc.identifier.citationBATISTA, Éverton Ferraz Marcelino. Análise de livros didáticos à luz do modelo MTSK: um foco nos números racionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18128.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18128
dc.description.abstractThis dissertation brings an analysis of two 6th grade mathematics textbooks, which were validated in the last three years of the National Book and Didactic Material Program (2014, 2017 and 2020). The analysis consisted of raising, using a qualitative methodology of a documental nature, which specialized knowledge for the teaching of rational numbers were presented by the authors. As a parameter for the analyses, research was used whose results sought to identify the mobilization of the teacher's specialized knowledge for the teaching of rational numbers from the MKT model (Mathematical Knowledge for Teaching), by Ball, Thames and Phelps (2008) and the PCK, by Shulman (1987), and the results of these surveys formed a knowledge base for the analysis of textbooks. For the categorization of the specialized knowledge present in the works, the model of Specialized Knowledge of Mathematics Teachers (or of Teachers who Teach Mathematics), the MTSK (Mathematics Teachers' Specialized Knowledge) by Carrillo et al (2013), was used.The data presented in the analyzes indicate an emphasis on the part of the authors in the development of specialized knowledge in the “phenomenological” and “representational” aspects, with emphasis on Araribá Mais Mathematica in the latter scope. However, a relevant number of gaps was highlighted regarding aspects of “definitions and image of a concept” and “associated meanings” in both books. It was also possible to verify that both books demonstrate specialized knowledge for teaching in terms of “auxiliary connections” and “validation modes”, all of which are related to mathematical knowledge. With regard to didactic knowledge of the content, the data in the analyzes indicate that both books present specialized knowledge in the scopes "ways of presenting the content - learning potential", "associated pedagogical resource/material", with greater evidence of presence of knowledge of the scope “psychological theory associated with the learning of content” in the book Teláris Mathematica. With regard to the "most common learning errors", both books stood out for the high manifestation of specialized knowledge in contrast to low gaps.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros Racionaispor
dc.subjectAnálise de Livros Didáticospor
dc.subjectConhecimento Especializado do Professor que Ensina Matemáticapor
dc.subjectRational Numberseng
dc.subjectTextbook Analysiseng
dc.subjectMathematics Teachers' Specialized Knowledgeeng
dc.titleAnálise de livros didáticos à luz do modelo MTSK: um foco nos números racionaispor
dc.title.alternativeAnalysis of textbooks in the light of the MTSK model: a focus on rational numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoA presente dissertação traz uma análise de dois livros didáticos de matemática do 6° ano, que foram validados nos três últimos anos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (2014, 2017 e 2020). A análise consistiu em levantar, utilizando-se de metodologia qualitativa de natureza documental, quais conhecimentos especializados para o ensino dos números racionais foram apresentados pelos autores. Como parâmetro para as análises, utilizou-se pesquisas cujos resultados buscaram identificar a mobilização dos conhecimentos especializados do professor para o ensino dos números racionais a partir do modelo MKT (Mathematical Knowledge for Teaching), de Ball, Thames e Phelps (2008) e do PCK, de Shulman (1987), sendo que os resultados dessas pesquisas compuseram uma base de conhecimentos para análises dos livros didáticos. Para a categorização dos conhecimentos especializados presentes nas obras, utilizou-se o modelo de Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (ou dos Professores que Ensinam Matemática), o MTSK (Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge) de Carrillo et al (2013, 2018). Os dados apresentados nas análises indicam uma ênfase por parte dos autores no desenvolvimento de conhecimentos especializados nos aspectos “fenomenológicos” e “representacionais”, com destaque ao Araribá Mais Matemática neste último âmbito. No entanto, foi evidenciado um número relevante de lacunas no que tange os aspectos de “definições e imagem de um conceito” e os “significados associados” em ambos os livros. Ainda foi possível verificar que ambos os livros apresentam conhecimento especializado ao ensino no que diz respeito aos âmbitos “conexões auxiliares” e “modos de validação”, sendo todos esses âmbitos referentes ao conhecimento matemático. No que concerne ao conhecimento didático do conteúdo, os dados nas análises indicam que ambos os livros apresentam conhecimento especializado nos âmbitos “formas de apresentar o conteúdo - potencial de aprendizagem”, “recurso/material pedagógico associado”, com maior evidência de presença de conhecimento no âmbito “teoria psicológica associada ao aprendizado do conteúdo” no livro Teláris Matemática. Já no que concerne aos "erros de aprendizagens mais comuns”, ambos os livros se destacaram pela alta presença de conhecimento especializado em contraste de baixas lacunas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/6531607468097978por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2514-904Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil