Show simple item record

dc.contributor.authorFrança, Andressa
dc.date.accessioned2023-07-03T16:09:04Z
dc.date.available2023-07-03T16:09:04Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.identifier.citationFRANÇA, Andressa. Percurso cronológico dos registros visuais e táteis para o auxílio da comunidade surdocega: um recorte do período 2012-2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18228.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18228
dc.description.abstractSocial interactions are key elements for the development and formation of societies. The networks of relationships provided by them happen through communicative phenomena that involve, above all, language. These resources are capable of favoring the systematization of human thought in different modalities, such as oral-auditory, visuo-spatial or tactile. The storage or retention of this information occurs from memory and also from writing, with the aim of positively boosting the sharing of information, in addition to providing the valuation and subsistence of the language in question. Based on this perspective, this research established as a problem the difficulties that deafblind signers encounter in the learning process and in accessing written records in sign language and Portuguese. Given this panorama, we opted for the use of systematic review, as a method for carrying out searches and investigation of documents from three different databases. Therefore, it was stipulated as a general objective to verify which strategies and resources have been used to help deafblind signers in accessing and learning written records focused on sign languages and Portuguese. As specific: (i) recognize the importance of written records for oral and signed languages; (ii) examine the purpose and functionality of found resources; and (iii) understand the relevance of using and accessing writing for the social and cognitive development of deafblind people. As a result, innovations proposed in the last ten years (2012 to 2022) were identified, based on a bias directed at writing signs. However, those aimed at tactile registers were not found. Both had the purpose of verifying how the communicational accessibility has been presented, in the written modality, directed to the deafblind signers. In this way, it is believed that it is possible to promote this field, so that there are advances, analyzes and reflections, with the aim of giving visibility to this community and rethinking the ways in which strategies have been constructed for the teaching, learning processes and accessibility, in view of the proposed technologies and advances.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectSurdocegopor
dc.subjectEscritas de sinaispor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectDeafblindeng
dc.subjectSignwritingeng
dc.titlePercurso cronológico dos registros visuais e táteis para o auxílio da comunidade surdocega: um recorte do período 2012-2022por
dc.title.alternativeChronological path of visual and tactile records to help the deaf-blind community: a fragment from the period 2012-2022eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.description.resumoAs interações sociais são peças-chave para o desenvolvimento e formação das sociedades. As redes de relações proporcionadas por elas acontecem por meio de fenômenos comunicativos que envolvem, sobretudo, língua e linguagem. Estes recursos são capazes de favorecer a sistematização do pensamento humano em diferentes modalidades, como a oral-auditiva, a visuo-espacial ou tátil. O armazenamento ou retenção destas informações ocorre a partir da memória e, também, da escrita, com o intuito de impulsionar positivamente o compartilhamento de informações, além de proporcionar a valoração e subsistência da língua em questão. Baseada nesta perspectiva, esta pesquisa estabeleceu como problema as dificuldades que surdocegos sinalizantes encontram no processo de aprendizagem e no acesso aos registros escritos em língua de sinais e língua portuguesa. Diante deste panorama, optou-se pelo uso da revisão sistemática, como método para a realização das buscas e investigação dos documentos de três bases de dados distintas. Para tanto, estipulou-se como objetivo geral verificar quais estratégias e recursos têm sido utilizados para auxiliar surdocegos sinalizantes, no acesso e na aprendizagem de registros escritos voltados às línguas de sinais e a língua portuguesa. Como específicos: (i) reconhecer a importância dos registros escritos para as línguas orais e sinalizadas; (ii) examinar a finalidade e funcionalidade dos recursos encontrados; e (iii|) compreender a relevância do uso e acesso à escrita para o desenvolvimento social e cognitivo de pessoas surdocegas. Como resultados, foram identificadas inovações propostas nos últimos dez anos (2012 a 2022), a partir de um viés direcionado às escritas de sinais. Porém, voltadas a registros táteis não foram encontradas. Ambas tiveram o propósito de verificar como se tem apresentado a acessibilidade comunicacional, na modalidade escrita, dirigida à surdocegos sinalizantes. Dessa forma, acredita-se que seja possível fomentar este campo, a fim de que haja avanços, análises e reflexões, com o intuito de dar visibilidade a esta comunidade e repensar as formas como têm sido construídas as estratégias para os processos de ensino, aprendizagem e acessibilidade, frente às tecnologias e avanços propostos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.687545/2022-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8961884253242947por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-1038-6915por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7420-5602por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil