Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorVeregue, Geisa
dc.date.accessioned2023-07-31T12:43:32Z
dc.date.available2023-07-31T12:43:32Z
dc.date.issued2023-05-30
dc.identifier.citationVEREGUE, Geisa. Formação de professores de matemática: expectativas e práticas pedagógicas sobre ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18342.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18342
dc.description.abstractThis research has the general objective of developing, applying and evaluating a collaborative training program, with a view to the performance of mathematics teachers with students with visual impairment. The specific objectives are: (a) to characterize the pedagogical practices of Mathematics teachers who work in the Final Years of Elementary School; (b) describe the perception of teachers about teaching mathematics to visually impaired students, before and after in-service training. Under a qualitative approach, the study is characterized as a collaborative research. Study participants were three teachers of the Mathematics curricular discipline, working in the Final Years of Elementary School, and a teacher from the resource room for students with visual impairments. The research was carried out in a state public school, in a city in the interior of the state of São Paulo. Data collection and analysis procedures were organized into five stages: characterization of teachers, pedagogical practice, survey of information regarding pedagogical practice, in-service training planning, aplication of training and evaluation of training. The instruments used in the research were: categorization questionnaire; semi-structured interview scripts; fiel journal; collaborative training evaluation script. The collected data were analyzed and organized using the categorical contente analysis technique. The results indicate that in-service training for mathematics teachers provided significant exchanges and reflections between them, favoring accessibility of curricular contentes for students with visual impairments, and this was possible because training was carried out during working hours, based on cases actual students. The study showed the importance of didactic resources and strategies, as important aspects for the success of teaching mathematics for the Middle School in the perspective of school inclusion.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleFormação de professores de matemática: expectativas e práticas pedagógicas sobre ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visualpor
dc.title.alternativeMathematics teacher training: expectations and pedagogical practices on teaching and learning for visually impaired studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Galvani, Márcia Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6866106661255961por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral desenvolver, aplicar e avaliar um programa de formação colaborativa, com vistas à atuação dos professores de matemática com os estudantes com deficiência visual. Os objetivos específicos são: (a) caracterizar as práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental; (b) descrever a percepção de professores acerca do ensino de matemática para estudantes com deficiência visual, antes e após a formação em serviço. Sob abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa colaborativa. Foram participantes do estudo três professores da disciplina curricular de matemática, atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental e um professor da sala de recursos para estudantes com deficiência visual. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da coleta e análise de dados foram organizados em cinco etapas: caracterização dos professores, da prática pedagógica, levantamento de informações quanto a prática pedagógica, planejamento da formação em serviço, aplicação da formação e avaliação da formação. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário de caracterização; roteiros de entrevista semiestruturada; diário de campo; e roteiro de avaliação da formação em serviço. Os dados coletados foram analisados e organizados utilizando a técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados apontam que a formação em serviço de professores de matemática proporcionou trocas e reflexões significativas entre os mesmos, favorecendo acessibilidade nos conteúdos curriculares para os estudantes com deficiência visual, e isso foi possível porque a formação se efetivou em horário de serviço, baseada em casos reais de seus alunos. O estudo evidenciou a importância de recursos e estratégias didáticas, enquanto aspectos importantes para o sucesso do ensino de matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental na perceptiva da inclusão escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0850526221101557por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1077-7513por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1092-746Xpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil