dc.contributor.author | Quinalia Filho, Rineu | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T13:32:30Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T13:32:30Z | |
dc.date.issued | 2019-07-31 | |
dc.identifier.citation | QUINALIA FILHO, Rineu. A riqueza do élenchos: um estudo sobre a aplicação platônica da prática investigativa socrática. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18432. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18432 | |
dc.description.abstract | Proposing a presentation regarding élenchos is not an easy task. Élenchos is primarily a synonym of inspection. Everything starts with a simple question: “what is?” (ti estí;). Ti estí basically establishes the relationship between the subject who applies the question (Socrates) and the other who must defend it (almost always a renowned interlocutor). At the start, élenchos has a personal character, a play of roles between someone who asks and another person who answers with fixed guidelines. Two dialogues from Plato’s youth are explored in this thesis: Laches and Charmides. Considering that these dialogues are watched by a supposed audience, we point to an interpretation where the main interlocutors of Socrates could represent a kind of stage, a means to an end, and not the final recipient of the dynamics proposed by the Socratic inspection. The thesis will establish a metaelenctic approach pointing to the interpretation that the Socratic élenchos could be seen under the light of a two-fold orientation: the first one, which is called ‘straight’, would have a dual nature, proposing the inspection of a (famous) other; the second is the ‘oblique’, with a plural nature, aiming at the instruction of (humble) others. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da Filosofia | por |
dc.subject | História da Filosofia Antiga | por |
dc.subject | Platão | por |
dc.subject | Socratismo | por |
dc.subject | Élenchos | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A riqueza do élenchos: um estudo sobre a aplicação platônica da prática investigativa socrática | por |
dc.title.alternative | The richness of élenchos: a study on the Platonic application of the Socratic investigative practice | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Eliane Christina de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5658382257368048 | por |
dc.description.resumo | Propor uma apresentação a respeito do élenchos não é tarefa fácil. Élenchos é principalmente sinônimo de inspeção. Tudo tem início com uma simples pergunta: “o que é?” (ti estí;). O ti estí basicamente estabelece a relação entre o sujeito que aplica a pergunta (Sócrates) e outro que deve defendê-la (quase sempre um renomado interlocutor). O élenchos possui inicialmente um caráter pessoal, um jogo de papeis entre alguém que pergunta e outro que responde com diretrizes fixas. A presente tese explora dois diálogos da juventude de Platão: o Laques e o Cármides considerando que estes diálogos possuem um suposto público, apontamos para uma interpretação onde os principais interlocutores de Sócrates poderiam representar uma espécie de etapa, um meio, e não o destinatário final da dinâmica proposta pela inspeção socrática. Nesta tese será estabelecida uma abordagem metaelêntica que aponta para a interpretação de que o élenchos socrático poderia ser interpretado à luz de um duplo viés: o primeiro denominado de ‘reto’, teria uma natureza dual e proporia a inspeção de um (famoso) outro; o segundo denominado de ‘oblíquo’ seria de natureza plural e apontaria para a instrução dos (ignotos) outros. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1710662256211660 | por |