Mostrar el registro sencillo del ítem
Bibliotecas públicas como agentes de transformação e redução de desigualdades: uma análise da perspectiva do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
dc.contributor.author | Cerrao, Natalia Gallo | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:22:29Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T13:22:29Z | |
dc.date.issued | 2023-05-02 | |
dc.identifier.citation | CERRAO, Natalia Gallo. Bibliotecas públicas como agentes de transformação e redução de desigualdades: uma análise da perspectiva do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18474. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18474 | |
dc.description.abstract | It is essential that society reflects on its active and questioning role in the use of products and services and also in decisions about science and technology, also to the detriment of informational/digital inclusion and initiatives to combat inequality and unemployment, in particular in today's Information Society. Such observations are concerns and research questions of the Field Science, Technology and Society (STS), and they are being explored in several instances. The main objective of this research is to understand how public libraries operate as agents in the fight against exclusion, inequality, discrimination and misinformation, from the perspective of the Science, Technology and Society (STS) field. In addition, the objective was to identify, in the scientific literature, initiatives and practices that demonstrate the transforming and active role of libraries in society, through proposals for social, technological and informational transformations. In order to achieve the proposed objectives, the methodological procedure of literature review was adopted, performing a search on the CAPES Periodicals Portal through a predefined protocol with search strategies and textual analysis with the creation of a file. Twenty-six articles were identified in accordance with the research objectives, being considered a small number in view of all the content available on the portal. Through the analysis of these articles, it was possible to reflect on the work of libraries and their relationship with the perspectives and reflections of the CTS Field. Among the most expressive activities, storytelling, reading circles, workshops for multiple learning and the availability of computers with Internet access are listed as the ones that were most cited in the retrieved articles, evidencing the expressive performance capacity of the libraries to promote transformations in it’s community. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biliotecas | por |
dc.subject | Agente social | por |
dc.subject | Literacia informacional | por |
dc.subject | Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) | por |
dc.subject | Libraries | eng |
dc.subject | Social agent | eng |
dc.subject | Information literacy | eng |
dc.subject | Science, Technology and Society (STS) | eng |
dc.title | Bibliotecas públicas como agentes de transformação e redução de desigualdades: uma análise da perspectiva do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade | por |
dc.title.alternative | Public libraries as agents of transformation and reduction of inequalities: an analysis from the perspective of the Science, Technology and Society field | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Luzia Sigoli Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8110248272001369 | por |
dc.description.resumo | É essencial que a sociedade reflita sobre seu papel ativo e questionador no uso dos produtos e serviços e também nas decisões acerca da ciência e da tecnologia, também em detrimento à inclusão informacional/digital e às iniciativas de combate à desigualdade e discriminação, em especial na atual Sociedade da Informação. Tais observações são preocupações e questões de pesquisa do Campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo exploradas em diversas instâncias. Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender de que forma as bibliotecas públicas atuam como agentes na luta contra a exclusão, desigualdade, discriminação e desinformação, na perspectiva do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Além disso, objetivou-se identificar, na literatura científica, iniciativas e práticas que evidenciam o papel transformador e ativo das bibliotecas na sociedade, por meio de propostas com para transformações sociais, tecnológicas e informacionais. Para alcançar os objetivos propostos, foi adotado o procedimento metodológico de revisão de literatura, realizando a busca no Portal de Periódicos da CAPES por meio de protocolo predefinido com estratégias de busca e análise textual com confecção de fichamento. Foram identificados vinte e seis artigos em conformidade com os objetivos da pesquisa, sendo considerada um número pequeno diante de todo o conteúdo disponível no portal. Por meio da análise desses artigos, foi possível refletir sobre a atuação das bibliotecas e sua relação com as perspectivas e reflexões do Campo CTS. Dentre as atividades mais expressivas, elencam-se as contações de história, as rodas de leitura, as oficinas para aprendizados múltiplos e a disponibilização de computadores com acesso à Internet como as que mais foram citadas nos artigos recuperados, evidenciando a capacidade de expressiva atuação das bibliotecas para promover transformações na comunidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0889233459179310 | por |