dc.contributor.author | Oliveira, Maryane Teixeira Jacob de | |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T19:41:14Z | |
dc.date.available | 2023-09-01T19:41:14Z | |
dc.date.issued | 2023-05-30 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maryane Teixeira Jacob de. A educação especial na formação docente em geografia nas universidades públicas paranaenses: uma análise documental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18486. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18486 | |
dc.description.abstract | The inclusion of Special Education Target Public Students (PAEE) in the common school provokes reflections about the training and performance of teachers of the different degrees. Thus, we raise the following question: Is the area of Special Education being contemplated in the political-pedagogical project and in the curricular organization of the Degree courses in Geography of the Public Institutions of Higher Education (IES) of the state of Paraná? Thus, the general objective was to analyze the training of teachers in undergraduate courses in geography with regard to the propositions of special education in the inclusive perspective. This research has a qualitative approach of documentary character. A total of 15 courses were investigated, nine from state and two federal institutions, distributed throughout the territory of Paraná. The following steps were followed: selection of documents, exploratory reading of the files and application of the documentary analysis script. The collected data were organized and analyzed using the technique of content analysis with the pre- and post-defined categories. The data showed that the teaching model presented by most of the courses is based on the DCNs, in which we identified a teacher capable of working considering the diversity in teaching. Despite this, we note that the textual structure of PPPs presents little or no discussion in relation to the contents of special education. The data of the curricular components showed that the minimum of disciplines and contents required by law on special education is offered, which conflicts considering the formative model that the courses propose to form. We also perceive the rupture of the specific knowledge of geography with the pedagogical knowledge that underlies the formation in licensure, which may not contribute to a teacher training adequate to the context of an accessible education. This demonstrates that the absence of didactic-pedagogical in undergraduate courses will cause special education to remain segregated in the formative curriculum. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Licenciatura em geografia | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Initial teacher training | eng |
dc.subject | Geography teaching program | eng |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.title | A educação especial na formação docente em geografia nas universidades públicas paranaenses: uma análise documental | por |
dc.title.alternative | Special education in teacher training in geography in public universities of paraná: a documentary analysis | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3169299095370522 | por |
dc.description.resumo | A inclusão de Alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE) na escola comum provoca reflexões acerca da formação e atuação de docentes das diferentes licenciaturas. Sendo assim, levantamos o seguinte questionamento: A área da Educação Especial está sendo contemplada no projeto político-pedagógico e na organização curricular dos cursos de Licenciatura em Geografia das Instituições públicas de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná? Dessa forma, o objetivo geral foi analisar a formação do professor em cursos de licenciatura em geografia no que tange às proposições da educação especial na perspectiva inclusiva. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa de caráter documental. Foram investigados 15 cursos, sendo nove de instituições estaduais e duas federais, distribuídas por todo o território paranaense. Foram seguidas as seguintes etapas: seleção dos documentos, leitura exploratória dos arquivos e aplicação do roteiro de análise documental. Os dados coletados foram organizados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo com as categorias pré e pós-definidas. Os dados mostraram que o modelo docente apresentado pela maioria dos cursos fundamenta-se nas DCNs, nos quais identificamos um professor capaz de trabalhar considerando a diversidade no ensino. Apesar disso, notamos que a estrutura textual dos PPPs apresenta pouca ou nenhuma discussão em relação aos conteúdos sobre a educação especial. Os dados dos componentes curriculares mostraram que é oferecido o mínimo de disciplinas e conteúdos exigidos por lei sobre a educação especial, o que entra em conflito considerando o modelo formativo que os cursos se propõem a formar. Percebemos também a ruptura dos conhecimentos específicos da geografia com os saberes pedagógicos que fundamentam a formação em licenciatura, o que pode não contribuir para uma formação de professor adequada ao contexto de uma educação acessível. Isso demonstra que a ausência do didático-pedagógico nos cursos de licenciatura fará com que a educação especial permaneça segregada nos currículos formativos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.description.sponsorshipId | 131370/2021-9 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2257800560215629 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-6736-4798 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-0789-808X | por |
dc.contributor.advisor1orcid | http://lattes.cnpq.br/3169299095370522 | por |