dc.contributor.author | Caldana, Pedro Henrique Del Agnolo | |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T17:27:43Z | |
dc.date.available | 2023-09-04T17:27:43Z | |
dc.date.issued | 2023-08-25 | |
dc.identifier.citation | CALDANA, Pedro Henrique Del Agnolo. Projeto estrutural de pavimentos de aeroportos regionais: uma aplicação do procedimento da Federal Aviation Admnistration (FAA) para o cenário brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18497. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18497 | |
dc.description.abstract | The design of airport pavements, whether rigid or flexible, involves calculations based on various variables such as aircraft weight, traffic intensity and frequency, design lifespan, and others. Currently, in Brazil, it is common to use foreign methodologies for the development of airport pavement infrastructure. This work consists of an adaptation of the Federal Aviation Administration (FAA) guidelines to the Brazilian context by determining design variables suitable for national airports. Using the FAARFIELD
(Federal Aviation Administration Rigid and Flexible Iterative Elastic Layered Design) version 2.0, developed by the American agency, pavements of both flexible and rigid types were dimensioned with various characteristics and specifications. Subsequently, these pavements were analyzed and compared to assess the influence of these variables on structural performance. Through simulations, it was possible to better understand the influence of design conditions and pavement material characteristics on
layer thickness calculations, especially the subgrade's modulus of elasticity. At the end of the design process, the calculated structures had their strengths assessed using the ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating) method, performed by FAARFIELD 2.0. Subsequently, the design results were compared based on a cost estimate, generated from priced compositions in the new database provided by Infraero, the SINAPI (National System of Costs and Civil Construction Indexes). In
conclusion, it was found that the method employed has limitations related to Brazilian practices, but these can be overcome through adaptations allowed by the software itself. Finally, it was possible to obtain results that met the project's conditions satisfactorily, a process that can be employed for future airport construction projects in Brazil. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pavimento aeroportuário | por |
dc.subject | Aeroportos regionais | por |
dc.subject | FAARFIELD | por |
dc.subject | Pavimento rígido de concreto | por |
dc.subject | Pavimento flexível | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.title | Projeto estrutural de pavimentos de aeroportos regionais: uma aplicação do procedimento da Federal Aviation Admnistration (FAA) para o cenário brasileiro | por |
dc.title.alternative | Structural design of regional airport pavements: an application of the Federal Aviation Administration (FAA) procedure for Brazil | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Almeida Filho, Fernando Menezes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0447825383222965 | por |
dc.description.resumo | O dimensionamento de pavimentos aeroportuários, sejam do tipo rígido ou flexível, envolvem cálculos baseados em diversas variáveis, como o peso das aeronaves, a intensidade e frequência do tráfego, a vida útil de projeto, entre outros. Atualmente, no
Brasil, é comum o uso de metodologias estrangeiras para a geração de infraestrutura de pavimentação aeroportuária. Este trabalho consiste em uma adaptação das diretrizes da Federal Aviation Administration (FAA) ao cenário brasileiro, por meio da
determinação de variáveis de projeto condizentes com os aeroportos nacionais. Com uso do software FAARFIELD (Federal Aviation Administration Rigid and Flexible Iterative Elastic Layered Design) versão 2.0, desenvolvido pela agência americana,
foram dimensionados pavimentos dos tipos flexível e rígido, com características e especificações variadas. Posteriormente, esses pavimentos foram analisados e comparados para avaliar a influência dessas variáveis no desempenho das estruturas.
Através das simulações, foi possível compreender melhor a influência das condições de projeto e das características de materiais do pavimento no cálculo das espessuras das camadas, sobretudo o módulo de elasticidade do subleito. Ao final do dimensionamento, as estruturas calculadas tiveram suas resistências avaliadas através da aplicação do método ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating), realizada pelo FAARFIELD 2.0. Em seguida, os resultados do dimensionamento foram comparados a partir de um orçamento de custos de execução, gerado a partir de composições precificadas da nova base de dados fornecida pela Infraero, o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) Aeroportuário. Ao final do trabalho, concluiu-se que o método empregado apresenta limitações relacionadas às práticas brasileiras, porém, que podem ser contornadas através de adaptações permitidas pelo próprio software de dimensionamento. Por fim, foi possível obter resultados que atenderam às condições do projeto de modo satisfatório, cujo
processo pode ser empregado para futuras obras aeroportuárias no Brasil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |