Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Mariana Salgado
dc.date.accessioned2023-09-21T13:22:25Z
dc.date.available2023-09-21T13:22:25Z
dc.date.issued2022-04-08
dc.identifier.citationLOPES, Mariana Salgado. Bibliometria e análise de conteúdo sobre o ensino por competências na educação em engenharia de materiais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18580.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18580
dc.description.abstractEngineering education is a field of great importance, due to its ability to graduate strategic professionals to support the socioeconomic growth of the countries. Materials Engineering, for instance, emerged in Brazil with the objective of improve a better use of materials and adding technological concepts that help the generation of wealth for the country. However, for these professionals to be able to perform their role properly, there is a need for holistic education, providing a solid technical base and the soft skills necessary to perform professionally. Thus, much has been debated in recent years about the need to update engineering education around the world. The goal of this work is to aid the teaching and implementation of soft skills in the Materials Engineering course program in the Federal University of São Carlos, through an analysis of bibliometric indicators in competency-based learning publications indexed in the Web of Science database from 2001 to 2020, and content analysis of the new National Curricular Guidelines, the pedagogical course project and the Institutional Modernization Project. The indicators showed a significant increase in the number of publications over the years, indicating a growing interest in this topic. The USA leads in the number of publications in the area, concentrating institutions and researchers with the highest number of publications. A significant portion of the analyzed publications resulted from events on Engineering Education, highlighting the importance of their realization and indexing of publications in databases. The content analysis indicates the need for a greater alignment between the objective of building competences and the pedagogical activities provided for in the course. It was possible to conclude that, the use of unconventional analytical methodologies in the field of Engineering Education, represents a big potential in the investigation of new improving sources in the modernizations of the graduation courses.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em engenhariapor
dc.subjectCiência e engenharia de materiaispor
dc.subjectEnsino por competênciaspor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectEngineering educationeng
dc.subjectMaterials science and engineeringeng
dc.subjectCompetence-based learningeng
dc.subjectBibliometricseng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleBibliometria e análise de conteúdo sobre o ensino por competências na educação em engenharia de materiaispor
dc.title.alternativeBibliometrics and content analysis on competence-based learning in materials engineering educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leiva, Daniel Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576844591900987por
dc.description.resumoA educação em engenharia apresenta grande importância, devido à sua capacidade de formar profissionais estratégicos ao desenvolvimento socioeconômico dos países. A Engenharia de Materiais, por exemplo, surgiu no Brasil com a missão de melhorar o aproveitamento dos materiais e agregar noções tecnológicas geradoras de riquezas para o país. Entretanto, para que estes profissionais sejam capacitados para desempenhar satisfatoriamente seu papel, é primordial que haja uma formação focada no ensino de competências necessárias à atuação profissional. Desta forma, muito tem sido debatido, nos últimos anos, sobre a necessidade de modernizar o ensino de engenharia ao redor do mundo. Com base no exposto, este trabalho se propôs a fornecer subsídios para a implementação e/ou expansão do ensino de competências no curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, através da análise de indicadores bibliométricos sobre o ensino por competências na educação em engenharia de publicações indexadas na Web of Science (2001-2020) e da análise de conteúdo das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, do projeto pedagógico de curso e do Projeto Institucional de Modernização. Os indicadores mostraram um aumento expressivo do número de publicações ao longo dos anos, indicando um interesse crescente no tema. Os EUA lideram em número de pesquisas na área, concentrando instituições e pesquisadores com os maiores números de publicações. Uma parcela significativa das publicações decorreu de eventos sobre Educação em Engenharia, ressaltando a importância de sua realização e indexação das publicações em portais de periódicos. A análise de conteúdo indicou a necessidade de um maior alinhamento entre o objetivo de construir competências e as atividades pedagógicas previstas no curso de Engenharia de Materiais. Foi possível concluir que, o uso de metodologias analíticas pouco convencionais na área de Educação em Engenharia apresenta grande potencial na investigação de fontes de melhoria do ensino e modernização dos cursos de graduação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::INSTALACOES E EQUIPAMENTOS METALURGICOSpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.494624/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9509308023100332por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-4040-0653por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1970-6375por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil