Show simple item record

dc.contributor.authorLuchini, Thiago Corrêa
dc.coverage.spatialSão Paulopor
dc.date.accessioned2023-09-26T18:27:55Z
dc.date.available2023-09-26T18:27:55Z
dc.date.issued2021-12
dc.identifier10.31560/pimentacultural/2021.343por
dc.identifier.citationLUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior. Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, São Paulo, v. 8, p. 192-214, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18655
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Por meio de análise qualitativa e regressão estatística relacionou-se fatores sociodemográficos e referentes ao contexto organizacional com as três dimensões da satisfação no trabalho apresentadas no questionário S20/23. Destacaram-se como determinantes da satisfação no trabalho: iluminação, higiene e salubridade, ambiente e espaço físico, relações com chefias, autonomia e supervisão; e da insatisfação no trabalho: oportunidades de fazer o que gosta, climatização, ventilação, formas de negociações de benefícios, igualdade de tratamento e sentido de justiça, modo como são cumpridos as normas legais e os acordos coletivos e, por fim, o apoio recebido das instâncias superiores. Também se comprovou estatisticamente fortes correlações: a) trabalho monótono relacionado com baixa satisfação intrínseca; b) estado civil “separado/divorciado”, tempo de serviço na função, ausência de trabalho monótono e liderança democrática, relacionadas positivamente à satisfação com as relações hierárquicas; c) liderança autoritária relacionada à insatisfação com as relações hierárquicas. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a satisfação no trabalho deve ser analisada por meio de uma abordagem interacionista.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the most sensitive psychosocial factors to job satisfaction among public servants in higher education at a federal university in the interior of the state of São Paulo, Brazil. Through qualitative analysis and statistical regression, sociodemographic and organizational context factors were related to the three dimensions of job satisfaction presented in the S20/23 questionnaire. The following factors appeared as determinants of job satisfaction: lighting, hygiene and health, environment and physical space, relationships with managers, autonomy and supervision; and as job dissatisfaction: opportunities to do what you like, air conditioning, ventilation, ways of negotiating benefits, equal treatment and a sense of justice, how legal rules and collective agreements are complied and, finally, the support received from higher authorities. Strong correlations were also statistically found for: a) monotonous work related to low intrinsic satisfaction; b) “separated / divorced” marital status, length of service, absence of monotonous work and democratic leadership, positively related to satisfaction with hierarchical relationships; c) authoritarian leadership related to dissatisfaction with hierarchical relationships. The results obtained confirm the theory that job satisfaction should be analyzed through an interactionist approach.eng
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue investigar los factores psicosociales más sensibles a la satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superior en una universidad federal del interior del estado de São Paulo, Brasil. Mediante análisis cualitativo y regresión estadística, los factores sociodemográficos y los relacionados con el contexto organizacional se relacionaron con las tres dimensiones de satisfacción laboral presentadas en el cuestionario S20/23. Se destacaron como determinantes de la satisfacción laboral: iluminación, higiene y salud, medio ambiente y espacio físico, relaciones con los gerentes, autonomía y supervisión; e insatisfacción laboral: oportunidades para hacer lo que te gusta, aire acondicionado, ventilación, formas de negociación de beneficios, igualdad de trato y sentido de justicia, cómo se cumplen las normas legales y los convenios colectivos y, finalmente, el apoyo recibido de las autoridades superiores. También hubo correlaciones estadísticamente fuertes: a) trabajo monótono relacionado con baja satisfacción intrínseca; b) estado civil “separado / divorciado”, antigüedad en el cargo, ausencia de trabajo monótono y liderazgo democrático, positivamente relacionados con la satisfacción con las relaciones jerárquicas; c) liderazgo autoritario relacionado con la insatisfacción con las relaciones jerárquicas. Los resultados obtenidos confirman la teoría de que la satisfacción laboral debe analizarse a través de un enfoque interaccionista.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent192-214por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofGestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federaispor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectFatores psicossociaispor
dc.subjectTécnico-administrativo do ensino superiorpor
dc.subjectQuestionário S20/23por
dc.subjectServidor públicopor
dc.subjectJob satisfactioneng
dc.subjectPsychosocial factorseng
dc.subjectTechnical-administrative higher educationeng
dc.subjectQuestionnaire S20/23eng
dc.subjectPublic servantspa
dc.subjectSatisfacción laboralspa
dc.subjectFactores psicosocialesspa
dc.subjectTécnico-administrativo de la educación superiorspa
dc.subjectCuestionario S20/23spa
dc.subjectEmpleado estatalspa
dc.titleFatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superiorpor
dc.title.alternativePsychosocial factors and job satisfaction of public servants in higher educationeng
dc.title.alternativeFactores psicosociales y satisfacción laboral de los servidores públicos de la educación superiorspa
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8008213615123974por
dc.identifier.urlhttps://taepublicaartigoselivros.files.wordpress.com/2021/12/8o-volume-gptae-ebook.pdfpor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática - DMpor
dc.citation.volume8por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil