Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Ronaldo Alberto Lima dos
dc.date.accessioned2023-09-29T17:07:23Z
dc.date.available2023-09-29T17:07:23Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.citationSANTOS, Ronaldo Alberto Lima dos. Newton versus Leibniz: uma luz sobre a controvérsia intelectual na descoberta do cálculo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18672.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18672
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to conduct a bibliographical research on the life and works of two of the greatest mathematical scientists of the 17th century, Isaac Newton and Gottfried Wilhelm Leibniz. Although the mathematicians had a vast intelectual repertoire, the research focuses on the aspects of their works and the historical consequences of their contributions. It was possible to observe that the vast amount of knowledge possessed by these scientists led Newon and Leibniz to clash over the priority of the Discovery of Calculus, garnering supporters na creating adversaries. This dispute resulted in a certain nationalism and had repercussions for Mathematics, such as a significant stagnation in the advancement of knowledge production. This dissertation presentes the controversial Search to determine who initially developed Differential and Integral Calculus, showcasing the versions that emerged at the time and continue to be debated to this day. However, it is not the aim of this dissertation to determine the first discoerer of Calculus; instead, it seeks to highlight the historical facts that contribute to Newton’s or Leibniz’s discoveries and their significance for Mathematics. It becomes evidente that each of them arrived at the development of their ideas differently, and both were instrumental in enabling Calculus to sole problems across various fields.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIsaac Newtonpor
dc.subjectGottfried Wilhelm Leibnizpor
dc.subjectDescoberta do Cálculopor
dc.subjectDiscovery of Calculuseng
dc.titleNewton versus Leibniz: uma luz sobre a controvérsia intelectual na descoberta do cálculopor
dc.title.alternativeNewton versus Leibniz: a light on the intellectual controversy in the discovery of calculuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Silvia Maria Simões de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8244087426759161por
dc.description.resumoA presente dissertação possui como finalidade realizar uma pesquisa bibliográfica a respeito da vida e obras de dois maiores cientistas matemáticos do século XVII, Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Embora o repertório intelectual seja amplo para estes matemáticos, a pesquisa traz à tona os aspectos de suas obras e as consequências históricas desses trabalhos. Foi possível verificar que a existência de tão grande vulto de conhecimento desses cientistas permitiu que Newton e Leibniz entrassem em rota de colisão pela prioridade na descoberta do Cálculo, aproximando apoiadores e gerando desafetos, produzindo um certo nacionalismo nesta disputa e trazendo consequências para a Matemática, por exemplo uma forte estagnação no avanço na produção de conhecimento. Na controversa busca para determinar o primeiro que desenvolveu o Cálculo Diferencial e Integral são apresentadas as versões que surgiram na época e que perduram até os dias atuais. Não cabe a essa dissertação determinar quem inicialmente descobriu o Cálculo, mas apontar os fatos históricos que contribuem para a descoberta de Newton ou Leibniz e a sua importância para a Matemática. Sobre este fato, nota-se que cada um deles chegou ao desenvolvimento de suas ideias de forma diferente, sendo ambos importantes para que o Cálculo resolva problemas dos mais variados temas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0466706124537447por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-8665-5236por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9519-9339por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil