Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Thiago Teiji Sato Velasco
dc.date.accessioned2023-10-04T14:27:16Z
dc.date.available2023-10-04T14:27:16Z
dc.date.issued2023-08-25
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thiago Teiji Sato Velasco. Análise da acessibilidade das estações de transporte público por BRT na cidade do Rio de Janeiro após os Jogos Olímpicos de 2016. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18709.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18709
dc.description.abstractThe cities chosen to host Olympic Games go through various adaptation processes in a short period in order to execute the event properly. The development of local urban mobility is included in these processes and its realization directly impacts the population of the region. In this way, this study analyzes the impact on accessibility to the high-capacity public transport system in the city of Rio de Janeiro, with a focus on the BRT system, as a result of the Olympic mega-event, which took place in 2016, as well as its effects on society. To this end, socio-spatial analyses were carried out on the efficiency of the service coverage of the city's BRT stations using the QGIS program, comparing the coverage areas of each access point to the BRT system with the demographic density of each neighborhood in the municipality. After carrying out the analyses, it was possible to conclude that the BRT stations, with the completion of the Transbrasil corridor, have the potential to serve around 15% of Rio de Janeiro's urban area and 9% of the local population. These figures alone are insufficient to measure the quality of the city's public transport system, and analysis based on other indicators is necessary, but it is possible to see the potential for regional development and the benefits to the population generated by the evolution of public transport infrastructure after the Olympic mega-event in 2016.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte coletivo urbanopor
dc.subjectBRTpor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectSistemas de transportepor
dc.subjectOlimpíadaspor
dc.subjectMegaeventospor
dc.titleAnálise da acessibilidade das estações de transporte público por BRT na cidade do Rio de Janeiro após os Jogos Olímpicos de 2016por
dc.title.alternativeAnalysis of the accessibility of public transport stations by BRT in the city of Rio de Janeiro after the 2016 Olympic Gameseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoAs cidades escolhidas para sediar os Jogos Olímpicos passam por diversos processos de adaptações em um curto período de tempo para executar o evento de maneira adequada. O desenvolvimento da mobilidade urbana local está incluso nestes processos e sua realização gera impactos a população da região diretamente. Desta forma, este estudo analisa a acessibilidade ao sistema de transporte coletivo de alta capacidade, na cidade do Rio de Janeiro, com foco no sistema de BRT, principal meio de transporte público desenvolvido por consequência do megaevento olímpico, ocorrido no ano de 2016. Para isso, foram realizadas análises socioespaciais sobre a eficiência da cobertura de atendimento das estações de BRT da cidade através do programa QGIS, comparando as áreas de cobertura de cada ponto de acesso ao sistema de BRT com a densidade demográfica de cada bairro do município. Após realizadas as análises, foi possível concluir que as estações de BRT, com a finalização das obras do corredor Transbrasil, têm potencial para atender cerca de 15% da área urbana do Rio de Janeiro e 9% da população local. Apenas estes valores são insuficientes para mensurar a qualidade do sistema de transporte público da cidade, sendo necessárias análises a partir de outros indicadores, mas é possível observar o potencial de desenvolvimento regional e os benefícios à população gerados pela evolução da infraestrutura de transporte público após a realização do megaevento olímpico, em 2016.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2984130547680148por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil