Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Silmara Louise da
dc.date.accessioned2023-10-04T14:49:21Z
dc.date.available2023-10-04T14:49:21Z
dc.date.issued2023-09-20
dc.identifier.citationSILVA, Silmara Louise da. Além das medidas: abordagens lúdicas e desafios da OBMEP na compreensão do conceito de área. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18712.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18712
dc.description.abstractThis project consisted of conceiving, implementing, and applying a didactic sequence that used diverse pedagogical approaches, including the use of manipulative materials, to explore concepts and problems related to the field of polygons. The activities were carefully planned to progressively increase the level of challenge, aiming to stimulate students to develop strategic thinking skills in solving specific problems from the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP). The didactic sequence was applied to 8ᵗʰ grade students at a municipal school in the city of Poços de Caldas during the second semester of 2022 and the first semester of 2023, and the results were analyzed and validated from the perspective of didactic engineering.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁreas de polígonospor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectOBMEPpor
dc.subjectPolygon areaseng
dc.subjectTeaching strategieseng
dc.titleAlém das medidas: abordagens lúdicas e desafios da OBMEP na compreensão do conceito de áreapor
dc.title.alternativeBeyond measures: playful approaches and challenges of OBMEP in understanding the concept of areaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antonio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoEste projeto consistiu em idealizar, implementar e aplicar uma sequência didática que utilizasse abordagens pedagógicas diversificadas, incluindo o uso de materiais manipulativos, para explorar conceitos e problemas relacionados à área de polígonos. As atividades foram cuidadosamente planejadas para aumentar progressivamente o nível de desafio, visando estimular os estudantes a desenvolverem habilidades de pensamento estratégico na resolução de problemas específicos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A sequência didática foi aplicada a estudantes do 8º ano de uma escola municipal da cidade de Poços de Caldas durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, e os resultados foram analisados e validados segundo a ótica da engenharia didática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0084128003025003por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil