dc.contributor.author | Bueno, Jaqueline Cristina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T13:41:24Z | |
dc.date.available | 2023-10-05T13:41:24Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.identifier.citation | BUENO, Jaqueline Cristina dos Santos. Profissionalização docente na educação infantil no município de São Carlos - SP: a sobreposição da lógica educacional à lógica assistencialista. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18729. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18729 | |
dc.description.abstract | The present study addresses organizational change with a focus on the transition
from welfare to educational logic in early childhood schools in the city of São Carlos,
using a survey on the training and specialization of the teaching staff to analyze this
process. Data obtained from the Municipality of São Carlos and interviews with
teachers from the municipal early childhood education network were used for this
purpose.
Faced with social changes related to the way of seeing the child as a social actor,
theories began to value the experiences and experiences of this age group, and this had
an impact on education. Initially, daycare centers were designed with a more
assistentialist character, supervised by the Social Assistance Department, with a focus
solely on the care and hygiene of children. Professionals who worked directly with
students did not need any training, since early childhood education was not part of basic
education . Since the 1990s, several laws have brought about changes in child care. This
required an adjustment on the part of professionals and managers of the teaching
organization. A process of encouraging the continuing education of professionals
working in education was initiated. Thus modifying the routine, the assessment
methods, and consequently the skills developed.
It was noted that the vast majority of professionals had their level of education
increased during their professional lives and continuing education is something present
in the school calendar. It can be concluded, therefore, that even when caring is
associated with educating in early childhood education, the assistentialist logic of the
day care center has been gradually replaced by the educational logic, and it is possible
to verify an overlap between the two logics at times through the perspectives and modes
thinking, as well as everyday attitudes already established in the organization's routine. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mudança organizacional | por |
dc.subject | Lógica doméstica | por |
dc.subject | Lógica cívica | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Pajens | por |
dc.subject | Educador de creche | por |
dc.subject | Estatuto da educação | por |
dc.title | Profissionalização docente na educação infantil no município de São Carlos - SP: a sobreposição da lógica educacional à lógica assistencialista | por |
dc.title.alternative | Teaching professionalization in early childhood Education in the city of São Carlos - SP: the overlap of educational logic with welfare logic | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Candido, Silvio Eduardo Alvarez | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0194644249955417 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Filho, Alceu Gomes Alves | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7885557554922569 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a mudança organizacional com foco na transição da lógica assistencialista para a educacional nas escolas de educação infantil do município de São Carlos, utilizando-se para análise desse processo um levantamento sobre a formação e especialização do corpo docente. Foram utilizados para tanto dados obtidos junto à Prefeitura Municipal de São Carlos e entrevistas com docentes da rede municipal de educação infantil.
Diante das mudanças sociais relativas à forma de ver a criança como ator social, as teorias passaram a valorizar as experiências e vivências dessa faixa etária, e isso teve reflexos na educação. Inicialmente as creches foram pensadas com um caráter mais assistencialista, supervisionadas pela Secretaria de Assistência Social com o foco unicamente no cuidado e higiene das crianças. Os profissionais que atuavam diretamente no trabalho com os alunos não precisam de nenhuma formação, uma vez que a educação infantil não fazia parte da educação básica . A partir da década de 1990, diversas leis trouxeram à tona modificações no atendimento ao público infantil. Isso exigiu uma adequação por parte dos profissionais e gestores da organização de ensino. Iniciou-se um processo de incentivo à formação continuada dos profissionais atuantes na educação. Modificando assim, a rotina, os métodos de avaliação, e consequentemente as competências desenvolvidas.
Notou-se que a grande maioria dos profissionais teve seu grau de escolaridade aumentado no decorrer de suas vidas profissionais e a formação continuada é algo presente no calendário escolar. Pode-se concluir, portanto, que mesmo o cuidar sendo associado ao educar na educação infantil, a lógica assistencialista da creche têm sido substituída aos poucos pela lógica educacional, sendo possível verificar uma sobreposição entre as duas lógicas em alguns momentos através das perspectivas e modos de pensar, bem como de atitudes cotidianas já estabelecidas na rotina da organização. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8283279518927940 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-5275-6577 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-7465-1581 | por |