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dc.contributor.authorBueno, Jaqueline Cristina dos Santos
dc.date.accessioned2023-10-05T13:41:24Z
dc.date.available2023-10-05T13:41:24Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.citationBUENO, Jaqueline Cristina dos Santos. Profissionalização docente na educação infantil no município de São Carlos - SP: a sobreposição da lógica educacional à lógica assistencialista. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18729.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18729
dc.description.abstractThe present study addresses organizational change with a focus on the transition from welfare to educational logic in early childhood schools in the city of São Carlos, using a survey on the training and specialization of the teaching staff to analyze this process. Data obtained from the Municipality of São Carlos and interviews with teachers from the municipal early childhood education network were used for this purpose. Faced with social changes related to the way of seeing the child as a social actor, theories began to value the experiences and experiences of this age group, and this had an impact on education. Initially, daycare centers were designed with a more assistentialist character, supervised by the Social Assistance Department, with a focus solely on the care and hygiene of children. Professionals who worked directly with students did not need any training, since early childhood education was not part of basic education . Since the 1990s, several laws have brought about changes in child care. This required an adjustment on the part of professionals and managers of the teaching organization. A process of encouraging the continuing education of professionals working in education was initiated. Thus modifying the routine, the assessment methods, and consequently the skills developed. It was noted that the vast majority of professionals had their level of education increased during their professional lives and continuing education is something present in the school calendar. It can be concluded, therefore, that even when caring is associated with educating in early childhood education, the assistentialist logic of the day care center has been gradually replaced by the educational logic, and it is possible to verify an overlap between the two logics at times through the perspectives and modes thinking, as well as everyday attitudes already established in the organization's routine.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectLógica domésticapor
dc.subjectLógica cívicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPajenspor
dc.subjectEducador de crechepor
dc.subjectEstatuto da educaçãopor
dc.titleProfissionalização docente na educação infantil no município de São Carlos - SP: a sobreposição da lógica educacional à lógica assistencialistapor
dc.title.alternativeTeaching professionalization in early childhood Education in the city of São Carlos - SP: the overlap of educational logic with welfare logiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Candido, Silvio Eduardo Alvarez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194644249955417por
dc.contributor.advisor-co1Filho, Alceu Gomes Alves
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoO presente estudo aborda a mudança organizacional com foco na transição da lógica assistencialista para a educacional nas escolas de educação infantil do município de São Carlos, utilizando-se para análise desse processo um levantamento sobre a formação e especialização do corpo docente. Foram utilizados para tanto dados obtidos junto à Prefeitura Municipal de São Carlos e entrevistas com docentes da rede municipal de educação infantil. Diante das mudanças sociais relativas à forma de ver a criança como ator social, as teorias passaram a valorizar as experiências e vivências dessa faixa etária, e isso teve reflexos na educação. Inicialmente as creches foram pensadas com um caráter mais assistencialista, supervisionadas pela Secretaria de Assistência Social com o foco unicamente no cuidado e higiene das crianças. Os profissionais que atuavam diretamente no trabalho com os alunos não precisam de nenhuma formação, uma vez que a educação infantil não fazia parte da educação básica . A partir da década de 1990, diversas leis trouxeram à tona modificações no atendimento ao público infantil. Isso exigiu uma adequação por parte dos profissionais e gestores da organização de ensino. Iniciou-se um processo de incentivo à formação continuada dos profissionais atuantes na educação. Modificando assim, a rotina, os métodos de avaliação, e consequentemente as competências desenvolvidas. Notou-se que a grande maioria dos profissionais teve seu grau de escolaridade aumentado no decorrer de suas vidas profissionais e a formação continuada é algo presente no calendário escolar. Pode-se concluir, portanto, que mesmo o cuidar sendo associado ao educar na educação infantil, a lógica assistencialista da creche têm sido substituída aos poucos pela lógica educacional, sendo possível verificar uma sobreposição entre as duas lógicas em alguns momentos através das perspectivas e modos de pensar, bem como de atitudes cotidianas já estabelecidas na rotina da organização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8283279518927940por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5275-6577por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7465-1581por


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