Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Samara Cristina Ferreira da
dc.date.accessioned2023-10-17T17:30:53Z
dc.date.available2023-10-17T17:30:53Z
dc.date.issued2023-07-26
dc.identifier.citationCOSTA, Samara Cristina Ferreira da. A rotina de estudos de dois alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino remoto emergencial. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18781.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18781
dc.description.abstractIn times of social distancing in the COVID-19 pandemic, it is important to reflect on the living conditions of students with intellectual disabilities (ID) and the possible impacts on their schooling. The work has the general objective of identifying and analyzing the study routine of students with ID, enrolled in elementary school II, during the period of 2020, context of remote teaching. The specific objectives are: (a) Mapping the socioeconomic and schooling profile of the family of students with ID enrolled in elementary school II; (b) describe the organization of the study routine, from the perspective of students with ID and their guardians, during remote teaching, in the period of 2020; (c) Investigate the teaching materials, supports and aids used during remote teaching for students with ID from the perspective of the family and the teacher. Data collection took place in person, following ethical procedures in necessary research. Data were collected through interviews with two students with ID, their two guardians and two teachers, totaling six interviews. From the results of this dissertation, we verified: minimization of school contents; lack of curricular adaptations; professors working without the necessary conditions and without any type of training to carry out the work effectively; impaired teaching strategies. In this, we understand that the families of people with disabilities and the people with disabilities themselves find themselves on the sidelines, without support for the necessary learning developments. Soon, the pandemic widened existing inequalities in the country, especially for students with disabilities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectEnsino fundamental IIpor
dc.titleA rotina de estudos de dois alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino remoto emergencialpor
dc.title.alternativeThe study routine of two students with intellectual disabilities in the context of emergency remote educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.description.resumoEm tempos de distanciamento social na pandemia da COVID-19, é importante refletir as condições de vida dos estudantes com deficiência intelectual (DI) e os possíveis impactos em sua escolarização. O trabalho teve por objetivo geral identificar e analisar a rotina de estudos dos alunos com DI, matriculados no ensino fundamental II, durante o período de 2020, contexto de ensino remoto. Os objetivos específicos são: (a) Mapear o perfil socioeconômico e de escolarização da família de alunos com DI, matriculados no ensino fundamental II; (b) descrever a organização de rotina de estudos, na perspectiva de alunos com DI e seus responsáveis, durante o ensino remoto, no período de 2020; (c) Investigar os materiais pedagógicos, suportes e apoios utilizados durante o ensino remoto para alunos com DI na perspectiva da família e do professor. A coleta de dados ocorreu de forma presencial, seguindo os procedimentos éticos em pesquisa necessários. A coleta foi por meio de entrevistas com dois alunos com DI, suas duas responsáveis e duas professoras, totalizando seis entrevistas analisadas. A partir dos resultados apresentados na dissertação, verificamos: falta de adequações curriculares; docentes trabalhando sem as devidas condições necessárias e sem nenhum tipo de formação para realizar o trabalho de maneira eficaz; estratégias de ensino prejudicadas. Nisto, compreendemos que as famílias de pessoas com deficiência e as próprias pessoas com deficiência se viram à margem, sem apoios para desenvolvimentos de aprendizagem necessários. Logo, a pandemia ampliou as desigualdades existentes no país, principalmente para os alunos com deficiência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.630000/2021-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4008383486624190por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-5977-9069por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0990-6146por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil