Show simple item record

dc.contributor.authorPagotti, Rochele Cristina Pegoraro
dc.date.accessioned2023-10-18T19:24:45Zeng
dc.date.available2023-10-18T19:24:45Zeng
dc.date.issued2023-08-25eng
dc.identifier.citationPAGOTTI, Rochele Cristina Pegoraro. Aspectos da Alfabetização Científica em temas relacionados à saúde nos livros didáticos adotados pelas escolas municipais de Araras: limites e potencialidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18788.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18788por
dc.description.abstractTo better understand the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary School, it is necessary to know whether and how Scientific Literacy is included in the textbooks proposed for this cycle. Therefore, in this work, we reflect on how textbooks can contribute to enabling students to become scientifically literate. The objects of study of this dissertation are the textbooks of the SESI-SP Education System for the initial years of elementary school, from the Natural Sciences collection. The main objective is to analyze how the activities of the Natural Sciences books of the SESI-SP Education System, adopted by the municipal network of Araras in the year 2022, provide conditions so that Scientific Literacy Indicators can be developed during their implementation in the classroom class through health-related topics. To carry out the analysis, we defined health as the central theme, focusing on knowledge of one's own body and the promotion of individual and collective health. To guide the research, we have as a research problem the following question: how the activities related to the health theme present in the Natural Sciences textbooks of the SESI-SP Education System, adopted by the municipal education network in the city of Araras, starting from the 2022 school year, limit or enhance the Scientific Literacy process? This research has a qualitative character, using the content analysis proposed by Bardin (2011) as a methodological reference for data processing and analysis. We seek, through analysis, to identify whether in the analyzed collection the activities presented enable conditions for literacy indicators to occur during the use of the book in the classroom, promoting Scientific Literacy in students. From the analysis it was possible to verify that the proposed activities present conditions for the possible occurrence of the indicators, with the IAC Articular Idéias being the most present in textbooks and the IAC Create and Act the one that has the least chance of occurring. In general, we identified that books help students achieve Scientific Literacy as a result of the learning process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEstratégias Didáticaspor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectDidactic strategieseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.titleAspectos da Alfabetização Científica em temas relacionados à saúde nos livros didáticos adotados pelas escolas municipais de Araras: limites e potencialidadespor
dc.title.alternativeAspects of Scientific Literacy in health-related themes in textbooks adopted by municipal schools in Araras: limits and potentialitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoPara compreender melhor o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental é necessário saber se e como a Alfabetização Científica é contemplada nos livros didáticos propostos para esse ciclo. Desta maneira, neste trabalho, realizamos uma reflexão de como os livros didáticos podem contribuir para possibilitar que os alunos possam ser alfabetizados cientificamente. Os objetos de estudo desta dissertação são os livros didáticos do Sistema SESI-SP de Ensino dos anos iniciais do ensino fundamental, da coleção de Ciências da Natureza. O objetivo principal é analisar como as atividades dos livros de Ciências da Natureza do Sistema SESI-SP de Ensino, adotados pela rede municipal de Araras no ano de 2022, propiciam condições para que os Indicadores de Alfabetização Científica possam ser desenvolvidos durante sua realização em sala de aula através de temas relacionados à saúde. Para realizar a análise, definimos como tema central aqueles referentes à saúde, com enfoque no conhecimento do próprio corpo e promoção da saúde individual e coletiva. Para nortear a pesquisa, temos como problema de pesquisa a seguinte questão: de que modo as atividades referentes ao tema saúde presentes nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Sistema SESI-SP de Ensino, adotados pela rede municipal de ensino da cidade de Araras a partir do ano letivo de 2022, limitam ou potencializam o processo de Alfabetização Científica? Essa pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando como referencial metodológico a análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) para tratamento e análise dos dados. Buscamos através da análise, identificar se na coleção analisada as atividades apresentadas possibilitam condições para que os Indicadores de alfabetização ocorram durante a utilização do livro em sala de aula, promovendo a Alfabetização Científica nos alunos. A partir da análise foi possível verificar que as atividades propostas apresentam condições para a possível ocorrência dos indicadores, sendo o IAC Articular Idéias o mais presente nos livros didáticos e os IAC Criar e Atuar o que menos vezes tem a possibilidade de ocorrer. De modo geral, identificamos que os livros colaboram para que os alunos alcancem como resultado do processo de aprendizagem a Alfabetização Científica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/4706390183725971por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3360-2660por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6557-1769por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil