Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Alex Roberto da
dc.date.accessioned2023-10-30T15:45:57Z
dc.date.available2023-10-30T15:45:57Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationSILVA, Alex Roberto da. Trabalhando habilidades da BNCC através de métodos de cálculo de raízes quadradas aproximadas no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18844.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18844
dc.description.abstractIn this study, an approach will be presented to explore and develop the skills outlined in the BNCC through the topic of approximate square roots. Despite being present in various concepts and problem-solving situations in Elementary Education, this theme is scarcely addressed, both in teaching and in textbooks. Therefore, this research will underscore the significance of this topic and propose the introduction of some methods for approximating square roots, along with their respective analyses and error estimates. Furthermore, the implementation of these methods in the classroom will be suggested through a didactic sequence. In this manner, it is anticipated that this work can foster students’ creativity and logical reasoning within the realm of algebraic and computational thinking. This will be achieved through comprehension and proficiency in working with mathematical formulas, providing students with an additional tool to approach other concepts, such as the positioning of irrational numbers on the real number line and geometry problems.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaízes quadradas aproximadaspor
dc.subjectHabilidades BNCCpor
dc.subjectNúmeros irracionaispor
dc.subjectApproximate square rootseng
dc.subjectBNCC skillseng
dc.subjectIrrational numberseng
dc.titleTrabalhando habilidades da BNCC através de métodos de cálculo de raízes quadradas aproximadas no Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeWorking on BNCC skills through approximate square root calculation methods in Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mereu, Ana Cristina de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/436174324874274por
dc.description.resumoNeste trabalho, será apresentada uma abordagem para explorar e desenvolver as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) por meio do tema das raízes quadradas aproximadas. Apesar de estar presente em vários conceitos e situações-problema do Ensino Fundamental, esse tema é pouco abordado, tanto no ensino quanto nos livros didáticos. Portanto, este estudo destacará a relevância desse tema e irá propor a apresentação de alguns métodos de cálculo das raízes quadradas aproximadas e suas respectivas análises e estimativas de erro. Além disso, será proposta a implementação desses métodos em sala de aula por meio de uma sequência didática. Desta maneira, espera-se que o trabalho possa desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, no âmbito do pensamento algébrico e computacional, através da compreensão e a habilidade em trabalhar com fórmulas matemáticas, fornecendo aos alunos uma ferramenta adicional para abordar outros conceitos, como a localização dos números irracionais na reta real e problemas de geometria.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6263016777946495por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil