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dc.contributor.authorOliveira, Kethelyn Rafaela Sudário de
dc.date.accessioned2023-11-01T19:01:35Z
dc.date.available2023-11-01T19:01:35Z
dc.date.issued2023-04-06
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kethelyn Rafaela Sudário de. A Política de Educação Ambiental do município de Tatuí - SP sob a ótica da categoria conscientização: uma análise a partir dos fundamentos da Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18854.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18854
dc.description.abstractThe movement of environmental education as a teaching practice is recent in society which began after observation of a growing environmental crisis that needs to be understood, debated and if possible reverted, since natural resources are finite and necessary for the maintenance and survival of society. The environmental education movement as a teaching practice is recent in society, beginning after observing a growing environmental crisis that needs to be understood, discussed, and if possible, reversed, given that natural resources are finite and necessary for the maintenance and survival of society. These actions have involved congresses focused on understanding environmental problems, legislation, and also a form of education that encompasses the environment and society, thus developing environmental education. There are different approaches to environmental education that have been elaborated by various authors and are known as trends. For this work, the Critical-Transformative approach via generative themes, based on the precepts of the Freirean Thematic Approach, will be used. From this, the municipal policy of Environmental Education in the city of Tatuí/SP was evaluated in the light of the category of consciousness that is part of this approach, to understand its similarities or differences with this category. It was noted that there are some points that are aligned with this category, but first, it is necessary to understand the local reality of this municipality by identifying generative themes in order to begin constructing an environmental education that is Critical-Transformative.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectMacrotendências de Educação Ambientalpor
dc.subjectLegislação Ambientalpor
dc.subjectPaul Freirepor
dc.subjectEnvironmental Education Macrotrendseng
dc.subjectEnvironmental legislationeng
dc.titleA Política de Educação Ambiental do município de Tatuí - SP sob a ótica da categoria conscientização: uma análise a partir dos fundamentos da Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradorespor
dc.title.alternativeThe Environmental Education Policy of the municipality of Tatuí - SP from the perspective of category awareness: an analysis from the fundamentals of Education Environmental Critical-Transformer via generator themeseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Wander Pinto de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233497225721187por
dc.description.resumoO movimento de educação ambiental como prática de ensino é recente na sociedade que se iniciou após observação de uma crescente crise ambiental que precisa ser entendida, debatida e se possível revertida, visto que os recursos naturais são finitos e necessários para a manutenção e sobrevivência da sociedade. Essas ações envolveram desde congressos voltados para compreender a problemática ambiental, legislações e também uma forma de ensino que englobasse o meio ambiente e a sociedade, desenvolvendo-se assim a educação ambiental. Existem diferentes abordagens de Educação Ambiental que foram elaboradas por diversos autores e são conhecidas como tendências, para este trabalho será utilizada a Crítico-Transformadora via temas geradores que é fundamentada nos preceitos da Abordagem Temática Freireana, e a partir disso, foi avaliada a política municipal de Educação Ambiental do município de Tatuí/SP à luz da categoria conscientização que faz parte dessa abordagem para compreender suas aproximações ou distanciamentos com essa categoria, e notou-se que existem apontamentos que se aproximam com essa categoria, mas que primeiro é preciso que se compreenda qual a realidade local deste município buscando identificar temas-geradores para assim começar a construir uma Educação Ambiental que seja Crítico-Transformadora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8191539371842416por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4598-6702por


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