dc.contributor.author | Santos, Isabella Rizziolli | |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T12:28:14Z | |
dc.date.available | 2023-11-09T12:28:14Z | |
dc.date.issued | 2023-08-29 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Isabella Rizziolli. Educação em tempos pandêmicos: balanço da produção em periódicos do Brasil (2020-2021). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18864. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18864 | |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to describe and analyze academic production in the field of education on the subject of the covid-19 pandemic, between 2020 and 2021, as a means of means of understanding the most prominent debates and discussions in academia on the subject topic. The methodology chosen for the research was a bibliographic review, carried out in Qualis Capes A1 and A2 journals in the field of education. From from the review, a total of 102 productions were found, which were grouped according to their central thematic axes. A total of 9 thematic axes were determined: Remote teaching: curriculum, practices, assessment and learning; meanings of school/education; differences/inequalities in the pandemic; Public/educational policies in times of pandemic; work perceptions of teachers/students; school and family; and negationism. The category was also created, which includes productions that could not be included in any of the most prominent themes. the most prominent themes. The results obtained from the survey show a great deal of interest in the themes of adapting pedagogical work to the new during the pandemic and on the terminology of distance learning modalities, but revealed a scarcity of productions discussing the effects of the pandemic on pandemic on students' learning and mental health. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | emergency remote learning | eng |
dc.title | Educação em tempos pandêmicos: balanço da produção em periódicos do Brasil (2020-2021) | por |
dc.title.alternative | Education in pandemic times: a review of production in journals in Brazil (2020-2021) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Corrochano, Maria Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7714353975585252 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a produção acadêmica no campo da
educação sobre a temática da pandemia do covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, como um
meio de compreender os debates e discussões mais proeminentes no meio acadêmico sobre o
tema. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de revisão bibliográfica, realizada em
periódicos nacionais qualificados com Qualis Capes A1 e A2 no campo da educação. A partir
da revisão foi levantado um total de 102 produções, que foram agrupadas conforme seus eixos
temáticos centrais. Foi determinado um total de 9 eixos temáticos, sendo eles: Ensino remoto:
currículo, práticas, avaliação e aprendizagem; sentidos da escola/ educação; diferenças/
desigualdades na pandemia; políticas públicas/ educacionais em tempos de pandemia; trabalho
docente; percepções de docentes/ discentes; escola e família; e negacionismo. Também foi
criada a categoria “outros”, que contemplam produções que não puderam ser inseridas em
nenhum dos temas mais proeminentes. Os resultados obtidos pelo levantamento demonstram
um grande interesse nas temáticas sobre a adaptação do trabalho pedagógico para a nova
modalidade de ensino remoto durante a pandemia e sobre a terminologia das modalidades de
ensino a distância, mas revelaram uma escassez em produções discutindo sobre os efeitos da
pandemia na aprendizagem e saúde mental dos alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3891037253974531 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-8030-6461 | por |