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dc.contributor.authorFalkoski, Fernanda Cristina
dc.date.accessioned2023-11-09T13:35:04Z
dc.date.available2023-11-09T13:35:04Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.citationFALKOSKI, Fernanda Cristina. Caminhos e possibilidades para a alfabetização de pessoas com surdocegueira congênita: a importância da formação docente. 2023. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18867.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18867
dc.description.abstractThe literacy of congenital Deafblind person is a little addressed topic that is little addressed nationally and internationally. This research intends to present paths and possibilities for the literacy of congenital Deafblind person, as well as the importance of teacher education. Therefore, the questions are: a) How does the literacy congenital Deafblind person happen in Brazil? and b) Does teacher education in Brazil support the choice of methodologies and strategies to be used in the literacy of congenital Deafblind students? To answer those questions the general objective is to identify and knowledge the possible ways for the literacy of congenital Deafblind students of different ages, from the report of experienced teachers who worked or have been working in the field in the last 10 years in Brazil. The research count on the participation of 9 teachers who had or has been literate congenital Deafblind students in Brazil. The methodology applied on this research is a descriptive exploratory approach, case study type. The participants were recruited through an exploratory questionnaire. In order to collect data, interviews were conducted, with the script that the questions were distributed in blocks to extract results on the follow situations: The teachers training; what they have done or are doing to literate the congenital Deafblind students; what resources they have or are using actually; which method is preferred or used; description of the methodology applied; others basic information about the procedure you have used or are using. Bardin content analysis was used for the data collected, and 10 categories of analysis were identified. In the results, we highlight the importance of initial and continuing education in relation to the literacy and Deafblindness for a successful intervention with students, and this pedagogical training being on job training. The research data mainly indicate that literacy is possible for the congenital deafblind person as long the teacher is prepared for it.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectSurdocegueira congênitapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleCaminhos e possibilidades para a alfabetização de pessoas com surdocegueira congênita: a importância da formação docentepor
dc.title.alternativePaths and possibilities for literacy training for people with congenital deafblindness: the importance of teacher trainingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.description.resumoA alfabetização da pessoa com surdocegueira congênita é um tema pouco abordado nacional e internacionalmente. Assim, esta pesquisa pretende, apresentar caminhos e possibilidades para a alfabetização de pessoas com surdocegueira congênita, bem como a importância da formação docente. Portanto, as questões são: a) Como se dá a alfabetização de pessoas com surdocegueira congênita no Brasil? e b) A formação de professores no Brasil auxilia na escolha dos métodos e estratégias a serem utilizados na alfabetização do aluno com surdocegueira congênita? Para respondê-las tem-se como objetivo geral identificar e conhecer os caminhos possíveis para a alfabetização do aluno com surdocegueira congênita em diferentes idades, a partir do relato de professores que atuam ou atuaram na área nos últimos 10 anos no Brasil. A pesquisa contou com a participação de 9 professores que já alfabetizaram ou estão alfabetizando alunos com surdocegueira congênita no Brasil. Como método, a pesquisa tem uma abordagem descritiva exploratória do tipo estudo de caso. O recrutamento dos participantes foi realizado por meio de um questionário exploratório. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas cujo roteiro consta com perguntas distribuídas em blocos a fim de obter resultados sobre a situação dos professores no que diz respeito: a sua formação; o que fez ou está fazendo para alfabetizar o aluno com surdocegueira congênita; quais recursos utilizou ou está fazendo uso nesse momento; qual o método preferido ou utilizado; descrição da aplicação do método utilizado; entre outras informações básicas sobre o procedimento que utilizou ou está usando. Para os dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo da Bardin, tendo sido identificadas 10 categorias de análise. Nos resultados, destaca-se a importância da formação inicial e continuada em relação à alfabetização e à surdocegueira para uma intervenção exitosa com os alunos, bem como essa formação pedagógica ser em serviço. Os dados da pesquisa apontam principalmente, que a alfabetização é possível para a pessoa com surdocegueira congênita, desde que o professor esteja preparado para isso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4322444777256456por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9061-5954por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7420-5602por


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