Show simple item record

dc.contributor.authorMarchi, Kelly
dc.date.accessioned2023-11-10T13:35:29Z
dc.date.available2023-11-10T13:35:29Z
dc.date.issued2023-10-03
dc.identifier.citationMARCHI, Kelly. Educação Ambiental em espaços não-formais: estudo de caso do projeto Aprendendo com a Mata Atlânica (Itu-SP). 2023. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18883.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18883
dc.description.abstractThis project analyzes how non-formal environmental education has contributed to formal environmental education in schools. The object of study focuses on the project Learning wit the Atlantic Forest, with activities to milieu analysis, being developed by the SOS Mata Atlântica Foudation since 2010 at the Forestry Research Center SOS Mata Atlântica - HEIENKEN Group, located in Itu, São Paulo. The time frame of the research is limited to the year 2022, with 11 teachers from 6 schools as subjects. This is a case study and the methodological data collection procedures involve bibliographic and documentary review and fieldwork in an action research approach. The results obtained indicate the relevance of studying the environment in the educational training of students and teachers regarding environmental education and, therefore, the potential of non-formal educational spaces such as the Experiment Center in this context. It is concluded, with this work, that the Learning with the Atlantic Forest project has interfaces with the milieu analysis, is recognized by teachers about the educational potential and encourages developments for actions at school, in order to highlight and strengthen the positive relationship and proposal between formal and non-formal environmental education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEstudo do meiopor
dc.subjectMata Atlânticapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectMilieu analysiseng
dc.subjectAtlantic Foresteng
dc.titleEducação Ambiental em espaços não-formais: estudo de caso do projeto Aprendendo com a Mata Atlânica (Itu-SP)por
dc.title.alternativeEnvironmental Education in non-formal spaces: case study of the Learning with the Atlantic Forest project (Itu - SP- BRAZIL)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lobo, Heros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4138836U7por
dc.contributor.advisor-co1Sulaiman, Samia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850909737590184por
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar como o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, com base no Estudo do Meio, colabora com a educação ambiental formal nas escolas. O estudo de caso centra-se nas atividades de campo sendo desenvolvidas pela Fundação SOS Mata Atlântica desde 2010 no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, localizado na cidade de Itu, SP. O recorte temporal da pesquisa circunscreve-se ao ano de 2022 tendo como sujeitos 11 professores de 06 escolas. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados envolvem revisão bibliográfica e documental e trabalho de campo numa abordagem de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicam a relevância do estudo do meio na formação educacional de alunos e professores no que tange a educação ambiental e, portanto, a potencialidade dos espaços não formais de educação como o Centro de Experimentos neste contexto, trazendo também subsídios para realização de ações no ensino formal Conclui-se que o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica tem interfaces com o Estudo do Meio, tem reconhecimento pelos professores sobre o potencial educativo e fomenta desdobramentos para ações na escola, a fim de ressaltar e fortalecer a relação positiva e propositiva entre a educação ambiental formal e não formal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PPGSGA-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE AREAS SILVESTRESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2045017669997920por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-3319-6102por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil