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dc.contributor.authorDel Rio, Luana Lima
dc.date.accessioned2023-11-14T20:21:28Z
dc.date.available2023-11-14T20:21:28Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationDEL RIO, Luana Lima. A abordagem do conteúdo de genética: uma análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18902.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18902
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how high school textbooks, approved in the National Textbook and Learning Material Program (PNLD) 2021, approach Genetics content and all its complexity. The teaching of Genetics, as well as that of Biology in general, to be effective and meaningful, must be based on the assumptions of STS education (Science, Technology, and Society) and the progressive education of Paulo Freire, to form critical citizens and aware of their realities, capable of transforming them. Genetics is a complex area in continuous development, difficult to understand and with many challenges in its teaching, the main one being the prioritization of the textbook as a teaching tool, wich has the potential for the formation of critical citizens, if aligned with critical and emancipatory perspectives of education. Therefore, sought to analyze how this area is being approached in eight textbooks distributed to the public school system by the PNLD, using qualitative research and document analysis methodologies, based on the aspects: I) approach to genetics and relation with other areas of Biology and Natural Sciences; II) Approach of the history of science; III) Language complexity and explanation of concepts, IV) Approaching content to students' lives and V) Approach of New Biology and Genetic Counseling. From these aspects, it was possible to observe that there is a concern to make textbooks less content-oriented and more connected with the development of student's critical thinking, making teaching go against STS education and emancipatory education, despite still needing constant attention and updating.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGenéticapor
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectGeneticseng
dc.subjectGenetics teachingeng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleA abordagem do conteúdo de genética: uma análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021por
dc.title.alternativeThe approach to genetics content: an analysis of textbooks approved by the PNLD 2021eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.contributor.advisor-co1Franco, Fernando de Faria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290956002281250por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a forma com que os livros didáticos do ensino médio, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, abordam conteúdos da Genética e toda sua complexidade. O ensino de Genética, assim como o de Biologia num geral, para que seja eficaz e significativo, deve ser feito a partir dos pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e da educação emancipadora de Paulo Freire, de modo a formar cidadãos críticos e conscientes de suas realidades, capazes de transformá-la. A Genética constitui uma área complexa em contínuo desenvolvimento, de difícil compreensão e com muitos desafios em seu ensino, sendo o principal a priorização do livro didático como ferramenta de ensino, que possui potencial para a formação de cidadãos críticos, se alinhado com as perspectivas críticas e emancipadoras da educação. Assim, buscou-se analisar como essa área está sendo abordada em oito livros didáticos distribuídos à rede pública de ensino pelo PNLD, utilizando as metodologias de pesquisa qualitativa e análise documental, a partir dos aspectos: I) abordagem da genética e relação com outras áreas da Biologia e Ciências da Natureza; II) Abordagem da história da ciência; III) Complexidade da linguagem e explicação dos conceitos, IV) Aproximação do conteúdo com a vida dos alunos e V) Abordagem da Nova Biologia e Aconselhamento Genético. A partir desses aspectos foi possível observar que há uma preocupação de tornar os livros didáticos menos conteudistas e mais conectados com o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, fazendo com que o ensino vá de encontro com a educação CTS e a educação emancipadora, apesar de ainda precisarem de constante atenção e atualização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttp://lattes.cnpq.br/1726143159309636por
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8915-9952por


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