Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMerichelo, Paula Maria Pereira
dc.date.accessioned2023-11-21T17:50:35Z
dc.date.available2023-11-21T17:50:35Z
dc.date.issued2023-09-22
dc.identifier.citationMERICHELO, Paula Maria Pereira. Bibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com Síndrome de Down. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18926.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18926
dc.description.abstractDown syndrome is one of the most prevalent disabilities in the world's population. In this context, there is a set of specific demands regarding the possibilities of support both for people with the syndrome and for those who share their routine. This study seeks to understand the perception of professional librarians about the services and information products available to people with Down Syndrome, in libraries in the city of São Carlos, in the State of São Paulo, Brazil. As a method, opinion research in human sciences was used with an exploratory and cross- sectional character, through a data collection instrument developed for the research. The participants' answers were described by simple frequency of absolute number and for the open question of the questionnaire a qualitative analysis was performed with grouping in thematic categories. The results showed that the librarians interviewed did not have specific training to meet the informational demands of people with Down Syndrome, but they are interested in seeking information and training to improve their professional practice and promote social justice and accessibility. Their suggestions included the need for continuing education on the subject and raising awareness of the class in relation to the informational specificities of all audiences. This diversity of opinions and considerations highlights the importance of promoting debate and reflection on care for people with Down Syndrome in libraries. It is essential to invest in training, interprofessional partnerships and technological resources to offer an inclusive, accessible and quality service.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectProdutos informacionaispor
dc.subjectServiços informacionaispor
dc.subjectBibliotecaspor
dc.subjectBibliotecáriospor
dc.subjectSão Carlospor
dc.subjectDown Syndromeeng
dc.subjectInformational productseng
dc.subjectInformation serviceseng
dc.subjectLibrarieseng
dc.subjectLibrarianseng
dc.titleBibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com Síndrome de Downpor
dc.title.alternativeLibraries As Spaces Of Inclusion For People With Down Syndromeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.contributor.advisor-co1Galvão, Maria Cristiane Barbosa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163421021115381por
dc.description.resumoA Síndrome de Down configura-se como uma das deficiências de maior incidência na população mundial. Nesse contexto, há um conjunto de demandas específicas que dizem respeito às possibilidades de suporte, tanto para as pessoas com a síndrome quanto para aquelas que compartilham da sua rotina. Este estudo busca compreender a percepção dos profissionais bibliotecários sobre os serviços e produtos informacionais disponíveis para pessoas com Síndrome de Down, nas bibliotecas da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, Brasil. Como método empregou-se a pesquisa de opinião, em ciências humanas, de caráter exploratório, transversal, empregando-se um instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa. As respostas dos participantes foram descritas por frequência simples de número absoluto e para a questão aberta do questionário foi realizada análise qualitativa com agrupamento em categorias temáticas. Os resultados evidenciaram que os bibliotecários entrevistados não tiveram formação específica para atender demandas informacionais de pessoas com Síndrome de Down, mas possuem interesse em buscar informações e formação para aprimorar sua prática profissional e promover a justiça social e a acessibilidade. Suas sugestões incluíram a necessidade de educação continuada sobre o tema e a sensibilização da classe em relação às especificidades informacionais de todos os públicos. Essa diversidade de opiniões e considerações evidencia a importância de se promover o debate e a reflexão sobre o atendimento às pessoas com Síndrome de Down nas bibliotecas. É fundamental investir em capacitação, parcerias interprofissionais e recursos tecnológicos para oferecer um serviço inclusivo, acessível e de qualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5538655046259672por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1176-8723por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6320-4946por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3971-5743por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution 3.0 Brazil