dc.contributor.author | Lima, Rogério de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T17:49:10Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T17:49:10Z | |
dc.date.issued | 2023-09-06 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Rogério de Souza. Educação financeira nas escolas: uma nova fase na vida financeira a partir de escolhas conscientes. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18957. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18957 | |
dc.description.abstract | The present study aims to portray the results of a research conducted on the importance
of Financial Education in Basic Education according to the normative guidelines of the
National Common Curricular Base (BNCC). Financial Education has the particularity of
being an intrinsic subject to the lives of all individuals, deserving a prominent place when
integrated into Basic Education. This enables the formation of future citizens who are
consumers, producers of goods and services, and conscious of their social responsibility
and contribution to the sustainable development of our planet. The study recalls a
period when the country experienced a major economic crisis and financial instability
due to hyperinflation. This event generated mistrust and uncertainty as daily salaries
were losing their purchasing power. Subsequently, a theoretical foundation was sought
to provide an understanding of the origin of money, given its importance in meeting
material needs, ensuring economic stability, and being used wisely, thus underpinning our
study. Knowledge of Financial Mathematics is also necessary for conducting analyses and
simulations that facilitate certain choices and decision-making. The BNCC establishes the
rules governing the New High School and includes Financial Education in its proposal as
a cross-cutting theme that is interconnected with other subjects. The study on conscious
consumption was conducted to demonstrate the outcome of sound Financial Education,
which directly contributes to sustainability and social and economic equilibrium. Finally,
a qualitative and exploratory research was carried out involving high school students, with
the active participation of 30 students. Data was collected through the administration
of a questionnaire containing questions related to Financial Education. The analysis and
interpretation of the data are described in this work. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Consumo Consciente | por |
dc.subject | Planejamento Financeiro | por |
dc.subject | História do Dinheiro | por |
dc.subject | Financial Education | eng |
dc.subject | Conscious Consumption | eng |
dc.subject | Financial Planning | eng |
dc.subject | History of Money | eng |
dc.title | Educação financeira nas escolas: uma nova fase na vida financeira a partir de escolhas conscientes | por |
dc.title.alternative | Financial education in schools: a new phase in financial life based on conscious choices | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mereu, Ana Cristina de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4361743248742740 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa
realizada sobre a importância da Educação Financeira na Educação Básica de acordo
com as instruções normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação
Financeira tem a particularidade de ser um assunto intrínseco à vida de todas as pessoas,
merecendo um lugar de destaque ao ser integrado à Educação Básica. Isso possibilita a
formação de cidadãos do futuro que são consumidores, produtores de bens e serviços,
e conscientes de sua responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento
sustentável de nosso planeta. O trabalho traz à memória uma abordagem da época
que o país passou por uma grande crise econômica e instabilidade financeira, devido
a hiperinflação. Este fato gerou muitas desconfianças e incertezas, pois os salários
perdiam diariamente o poder de compra. Na sequência, buscou-se uma base teórica que
proporcionasse um entendimento sobre a origem do dinheiro, devido à sua importância
para suprir as necessidades materiais, garantir estabilidade econômica e ser utilizado
com sabedoria, fundamentando assim nosso estudo. O conhecimento sobre Matemática
Financeira também se faz necessário para se fazer algumas análises e simulações que
facilitam algumas escolhas e tomadas de decisões. A BNCC estabelece as normas que
regem o Novo Ensino Médio e traz na sua proposta a Educação Financeira como tema
transversal que tem interligação com outras disciplinas. O estudo sobre o consumo
consciente foi realizado por demonstrar o resultado de uma boa Educação Financeira
que contribui diretamente com a sustentabilidade, o equilíbrio social e econômico. Por fim,
foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório com os
de estudantes do Ensino Médio, da qual participaram de forma ativa 30 alunos. Os dados
foram coletados pela aplicação de um questionário organizado com perguntas relacionadas
à Educação Financeira. A análise e interpretação dos dados está descrita neste trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3954951688807142 | por |