Show simple item record

dc.contributor.authorZanzarini, Brena Santana
dc.date.accessioned2023-12-21T23:01:48Z
dc.date.available2023-12-21T23:01:48Z
dc.date.issued2023-09-17
dc.identifier.citationZANZARINI, Brena Santana. Inclusão escolar: um estudo das barreiras atitudinais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19060.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19060
dc.description.abstractConsidering diversity, it is very important to study and reflect about inclusion, the pedagogical practices involved, and especially to relate it to natural sciences and social and emotional competences. And, through the political decisions made as a result of the historical processes it is noted that inclusion is one of the challenges most loaded with individual and collective psychological aspects. In this context, a major challenge is to associate inclusive education with the natural science disciplines, while it is necessary to understand what factors may be linked to the problems faced in the classroom with students targeted for special education and link the so-called social and emotional competencies. For this reason, this project aims to investigate the implications/interferences of attitudinal barriers in the teaching-learning process of students in the area of natural sciences and how this reflects on the inclusion process. The research was carried out in a school of the Pirassununga Board of Education, with semi-structured interviews for the respective teachers and resource room teachers who accompany the student. The methodology will adopt qualitative exploratory research assumptions, using Descriptive Textual Analysis techniques to analyze the text corpus, which will consist of transcribed interviews. As a result, it is expected that the research can contribute in several aspects research in the area of education, making data available for new work in teacher training and inclusive education; Contact of different education professionals, who may reflect on the way they deal with inclusive education, reflecting on the influence of attitudinal barriers in everyday school life; Structure possible didactic material for natural sciences teachers regarding inclusive education (first edition), with topics ranging from theoretical and practical content to assessments; Production of knowledge in the area, and articles to be published in scientific events and/or journals, to supply the lack of research in the area, as pointed out throughout the dissertation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise textual discursivapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDiscursive textual analysiseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSocio-emotional skillseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.titleInclusão escolar: um estudo das barreiras atitudinaispor
dc.title.alternativeSchool inclusion: a study of attitudinal barrierseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Veraszto, Estefano Vizconde
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253673132956358por
dc.description.resumoConsiderando a diversidade, é muito importante estudar e refletir sobre a inclusão, as práticas pedagógicas envolvidas e principalmente relacioná-la com ciências da natureza e com as competências socioemocionais. E, mediante as decisões políticas tomadas em resultado dos processos históricos nota-se que a inclusão é um dos desafios mais carregados de aspectos psicológicos individuais e coletivos. Neste contexto, um grande desafio é associar a educação inclusiva com as disciplinas de ciências da natureza, ao mesmo tempo que se faz necessário buscar entender quais fatores podem estar ligados aos problemas enfrentados em sala de aula com os discentes público-alvo da educação especial e ligar as chamadas competências socioemocionais. Por esse motivo esta pesquisa objetiva investigar as implicações/interferências das barreiras atitudinais no processo de ensino aprendizagem dos estudantes na área de ciências da natureza e como isso reflete no processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola da Diretoria de ensino de Pirassununga, com entrevistas semiestruturadas para os respectivos(as) professores(as) e docentes da sala de recursos que acompanham os estudantes. A metodologia adotará pressupostos de pesquisa qualitativa exploratória, utilizando técnicas de Análise Textual Descrit iva para analisar o corpus textual que serão constituídos por entrevistas transcritas. Como resultado, espera-se que a investigação possa contribuir em vários aspectos: pes quisas na área de ensino, disponibilizando dados para novos trabalhos na formação de professores e na educação inclusiva; Contato de diferentes profissionais da educação, que poderão refletir sobre a forma como lidam com a educação inclusiva, refletindo sobre a influência de barreiras atitudinais no cotidiano escolar; Estruturar possível material didático para docentes de ciências da natureza referente a educação inclusiva (primeira edição), com tópicos desde conteúdos teóricos, práticos e até avaliações; Produção de conhecimento na área, e artigos a serem publicados em eventos científicos e/ou periódicos, para suprir a carência de pesquisas na área, conforme apontado ao longo do projeto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2416050893549644por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-5776-375Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4029-4803por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil