Show simple item record

dc.contributor.authorGobatto, Daniel Ferreira
dc.date.accessioned2024-01-24T18:36:00Z
dc.date.available2024-01-24T18:36:00Z
dc.date.issued2019-02-15
dc.identifier.citationGOBATTO, Daniel Ferreira. O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137
dc.description.abstractThe teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approach. Chemistry teaching with a CTSA (science, technology, society and environment) focus allows students to acquire knowledge, skills, competencies and values necessary to form individuals aware of their role in society. The research investigated motivating actions for Chemistry teaching and learning process to promote the teaching of organic functional groups in a 3rd year high school class, using as a starting point the pesticides used in orange orchards. Data collection was based on the application of prior questionnaires and after the didactic intervention, in the visit to the Citrus Defense Fund (Fundecitrus) and also in the analysis of students' and research professor’s logbooks. Data analysis was carried out qualitatively through the definition of categories, in which it was found that the use of the CTSA approach in teaching organic functional groups combined with the agricultural pesticides theme, provided significant learning of the concepts worked on, in addition to the development of conceptual skills, procedural and attitudinal on the part of students. The engagement of students throughout the research and development of skills reinforces the importance of using teaching activities with a CTSA focus.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções orgânicaspor
dc.subjectAbordagem CTSApor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectDefensivos agrícolaspor
dc.subjectLaranjapor
dc.subjectOrganic functionseng
dc.subjectCTSA approacheng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPesticideseng
dc.subjectOrangeeng
dc.titleO ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSApor
dc.title.alternativeThe teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approacheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Clelia Mara de Paula Marques
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451284088402660por
dc.description.resumoUm ensino de química com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) permite aos estudantes a aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e valores necessários para a formação de indivíduos cientes de seu papel na sociedade. A pesquisa investigou ações motivadoras para o processo de ensino e aprendizagem da química a fim de promover o ensino das funções orgânicas em uma turma de 3º ano do ensino médio, utilizando como ponto de partida os agrotóxicos utilizados nos pomares de laranja. A coleta de dados baseou-se na aplicação de questionários prévios e após a intervenção didática, na visita ao Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e, também, na análise dos diários de bordo dos alunos e do professor pesquisador. A análise dos dados foi feita qualitativamente por meio da definição de categorias e constatou-se que o uso da abordagem CTSA no ensino de funções orgânicas, aliado à temática dos defensivos agrícolas, proporcionou a aprendizagem significativa dos conceitos trabalhados, além do desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais por parte dos estudantes. O engajamento dos alunos durante toda a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades reforçam a importância do uso de atividades de ensino com enfoque CTSA.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7754803937057962por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil