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dc.contributor.authorXavier, Jessie
dc.date.accessioned2024-02-05T16:32:35Zeng
dc.date.available2024-02-05T16:32:35Zeng
dc.date.issued2019-12-11eng
dc.identifier.citationXAVIER, Jessie. Filo Arthropoda: abordagem do tema pelos livros didáticos das escolas públicas de Limeira, SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19180.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19180por
dc.description.abstractThe Phylum Arthropoda constitutes a complex group of invertebrate animals with a wide distribution in environments worldwide, forming the animal kingdom's phylum with the highest number of representatives. In the teaching of Biology, as well as other disciplines, the textbook (TB) remains an important resource for presenting various themes to students, including the "Phylum Arthropoda" of invertebrate beings. Considering the issues surrounding the use of textbooks in the teaching of Science and Biology and the importance of arthropods in various aspects, this study aimed to analyze the treatment of the Phylum Arthropoda in Biology textbooks used by the state public school system in the city of Limeira, SP, and the possible influences of these materials on student learning. For this purpose, ten schools were selected using a sampling method based on regions of the municipality. In total, the educational institutions had six different collections of textbooks in the field, which were analyzed in two ways: first, quantitatively, considering the allocation of pages for the theme, and then qualitatively, through content analysis, following specific criteria. The results suggest some difficulty in generalizing regarding the quality of textbooks, as each criterion of analysis alternated between positive and negative highlights. However, there are reasons to believe that the "Ser Protagonista" and "Biologia Hoje" collections have more positive aspects than other collections, considering the analyzed criteria. On the other hand, the "Biologia - Unidade e Diversidade" collection showed more points to be improved. Studies like this emphasize the importance of a solid initial and continuous training of teachers so that they can have a critical capacity for the selection and use of textbooks in Biology classes, aiming for better results in the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtrópodespor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectArthropodseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectTeaching Biologyeng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleFilo Arthropoda: abordagem do tema pelos livros didáticos das escolas públicas de Limeira, SPpor
dc.title.alternativePhylum Arthropoda: An analysis of the topic in the textbooks of public schools in Limeira, SPeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fujihara, Ricardo Toshio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863735094370774por
dc.description.resumoO Filo Arthropoda constitui um complexo agrupamento de animais invertebrados, com ampla distribuição pelos ambientes no mundo, formando o filo do Reino Animal com maior número de representantes. No ensino de Biologia, assim como das demais disciplinas, o livro didático (LD) segue como um importante recurso na apresentação de diversas temáticas aos alunos, em que, dentre elas, encontra-se o “Filo Arthropoda” de seres invertebrados. Considerando a problemática que permeia o uso de livros didáticos no ensino de Ciências e Biologia e a importância dos artrópodes em diversos aspectos, este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do Filo Arthropoda presente nos livros didáticos de Biologia utilizados pela rede pública estadual de ensino no município de Limeira, SP e as possíveis influências destes materiais na aprendizagem dos alunos. Para isso, foram selecionadas dez escolas, por meio de um método de amostragem por regiões do município. Ao todo, as unidades escolares possuíam seis coleções diferentes de livros didáticos da área, que foram analisadas de duas formas: primeiramente, de forma quantitativa, considerando a alocação de páginas para a temática e, em seguida, de forma qualitativa, por meio de uma análise de conteúdo, seguindo determinados critérios de análise. Os resultados atestam uma certa dificuldade de generalização em relação à qualidade dos livros didáticos, pois a cada critério de análise os livros alternaram entre destaques positivos e negativos. Contudo, há razões para crer que as coleções “Ser Protagonista” e “Biologia Hoje”, possuem mais pontos positivos que as outras coleções, considerando os critérios analisados. E, por outro lado, a coleção “Biologia - Unidade e Diversidade” apresentou mais pontos a serem melhorados. Estudos como este atentam para a importância de uma sólida formação inicial e continuada de professores, de modo que os mesmos possam ter capacidade crítica de seleção e utilização dos livros didáticos nas aulas de Biologia, visando melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8760808023949730por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2776-5559por


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