Show simple item record

dc.contributor.authorAmorim, Bruno Duarte
dc.date.accessioned2024-02-05T16:39:57Zeng
dc.date.available2024-02-05T16:39:57Zeng
dc.date.issued2019-09-09eng
dc.identifier.citationAMORIM, Bruno Duarte. Elaboração de um livro paradidático infantojuvenil com enfoque em educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19183.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19183por
dc.description.abstractSince the 20th century, zoos have been shaping themselves around four pillars: conservation, research, education, and leisure. Linked to these pillars, environmental education is essential in both zoos and schools, as it has a strong potential for environmental awareness and exposes the relationships among living beings within an ecosystem. However, in recent years, there has been a decline in the number of visitors to non-formal spaces, such as zoos. Supplementary educational materials can significantly contribute to addressing important themes in Environmental Education and the dynamics of zoos, as well as encourage visits to these spaces. Therefore, this study aimed to develop a supplementary educational book focusing on Environmental Education concepts, emphasizing the importance of zoos in species conservation, addressing existing controversies in the relationship between humans and nature, and discussing the importance of species in vulnerable and endangered conditions in Brazil. A bibliographic survey of endemic and endangered animals in Brazil was conducted. Based on this survey, four main species were chosen to be part of the book's plot. In the end, a text related to the theme was produced, resulting in the book titled Dando Voz aos Animais (https://www.amazon.com.br/Dando-animais-Bruno-Duarte-Amorim-ebook/dp/B09X23D2DQ).eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBem estar animalpor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectEducação primáriapor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectAnimal welfareeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectLiterature children and youtheng
dc.titleElaboração de um livro paradidático infantojuvenil com enfoque em educação ambientalpor
dc.title.alternativeCreation of a children's textbook focusing on environmental educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fujihara, Ricardo Toshio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863735094370774por
dc.description.resumoDesde o século XX os jardins zoológicos passaram a se moldar segundo quatro pilares: conservação, pesquisa, educação e lazer. Aliada a esses pilares, a Educação Ambiental se faz importante nos zoológicos e nas escolas, por possuir forte potencial de sensibilização ambiental, além de expor as relações entre os seres vivos dentro de um ecossistema. Todavia, nos últimos anos houve um decaimento no número de visitantes em espaços não formais, como os zoológicos. Os materiais paradidáticos podem contribuir significativamente para abordar temas importantes da Educação Ambiental e da dinâmica dos zoológicos, além de incentivar a visita a esses espaços. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo elaborar um livro paradidático com enfoque em conceitos de Educação Ambiental, trabalhando a importância dos zoológicos na conservação de espécies, desenvolvendo as controvérsias existentes na relação entre homem e natureza e abordando a importância das espécies em condições de vulnerabilidade e risco de extinção no Brasil. Para isso foi feito um levantamento bibliográfico dos animais endêmicos e ameaçados de extinção no Brasil e que ocorrem no Parque Ecológico de Americana. A partir desse levantamento foram escolhidas quatro espécies principais para fazerem parte do enredo do livro. Ao final, foi produzido um texto vinculado ao tema, com a produção do livro Dando voz aos animais (https://www.amazon.com.br/Dando-animais-Bruno-Duarte-Amorim-ebook/dp/B09X23D2DQ).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2783636793597412por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2776-5559por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil