Show simple item record

dc.contributor.authorBergamini, Marcela Pagoti
dc.contributor.authorPerinotto, Tiago
dc.date.accessioned2024-02-15T14:42:15Zeng
dc.date.available2024-02-15T14:42:15Zeng
dc.date.issued2013-12-06eng
dc.identifier.citationBERGAMINI, Marcela Pagoti; PERINOTTO, Tiago. A temática evolução nos livros didáticos de biologia utilizados pelas escolas públicas de Araras, SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19273.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19273por
dc.description.abstractThe Synthetic Theory of Evolution is considered the unifier among all theories in Biological Sciences. Before its description, the contents were fragmented into the so-called Natural History. In this context, the importance of learning for understanding science as a whole becomes evident. However, it is noted that nowadays, the theme “evolution” present in textbooks is often approached in a minimalist way, which can lead students to erroneous conceptions, whether due to lack or even failures in the transposition of content. Therefore, the work aimed to analyze the content on evolution present in Biology textbooks used in the state public education system in the city of Araras, SP, according to the distribution made by the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). The three textbooks used were evaluated, pointing out content errors and factors that influence erroneous conceptions on the part of students based on didactic transposition and, therefore, proposing improvements to this teaching and learning tool. To this end, a theoretical basis was carried out through bibliographical surveys of scientific articles and academic books that address the topic of evolution and, subsequently, a comparative analysis of textbooks, following the criteria: simplification affecting the content, existence of conceptual errors, presence of fragmented concepts and relationship with everyday life. After this analysis, possible misconceptions and factors that influence the assimilation of the content were discussed, so that proposals for improvements could be suggested, to assist in the assimilation of this content by students and teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria Sintética da Evoluçãopor
dc.subjectLamarckpor
dc.subjectDarwinpor
dc.subjectPNLDpor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectSynthetic Theory of Evolutioneng
dc.subjectNational Book and Teaching Material Programeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.titleA temática evolução nos livros didáticos de biologia utilizados pelas escolas públicas de Araras, SPpor
dc.title.alternativeThe theme of evolution in biology textbooks used by public schools in Araras, SPeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fujihara, Ricardo Toshio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863735094370774por
dc.description.resumoA Teoria Sintética da Evolução é considerada a unificadora dentre todas as teorias das Ciências Biológicas. Antecedente a sua descrição, os conteúdos eram fragmentados na chamada História Natural. Em meio a esse contexto, torna-se evidente a importância de seu aprendizado para o entendimento da ciência como um todo. No entanto, nota-se que nos dias de hoje, a temática “evolução” presente nos livros didáticos muitas vezes é abordada de maneira minimalista, podendo induzir os alunos a concepções errôneas, seja por carência ou mesmo por falhas na transposição dos conteúdos. Sendo assim, o trabalho teve por objetivo analisar o conteúdo sobre evolução presente nos livros didáticos de Biologia utilizados na rede pública estadual de ensino do município de Araras, SP, de acordo com a distribuição feita pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Foram avaliados os três livros didáticos utilizados, apontando erros de conteúdo e fatores que influenciam em concepções errôneas por parte dos alunos a partir da transposição didática e, com isso, propor melhorias a fim de aperfeiçoar essa ferramenta de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizado um embasamento teórico por meio de levantamentos bibliográficos de artigos científicos e livros acadêmicos que abordam o tema da evolução e, em seguida, uma análise comparativa dos livros didáticos, obedecendo aos critérios: simplificação afetando o conteúdo, existência de erros conceituais, presença de conceitos fragmentados e relação com o cotidiano. Após esta análise, eventuais conceitos errôneos e fatores que influenciam na assimilação do conteúdo foram discutidos, a fim de que fossem sugeridas propostas de melhorias, com o intuito de auxiliar na assimilação deste conteúdo por parte dos alunos e professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0465733173308958por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2776-5559por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil