dc.contributor.author | Moraes, Felipe Goulart | |
dc.date.accessioned | 2024-02-17T00:29:36Z | |
dc.date.available | 2024-02-17T00:29:36Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Felipe Goulart. Estudo do impacto da consideração de custos de emissão de CO2 nas decisões de planejamento e roteamento de veículos de uma fábrica de móveis. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19368. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19368 | |
dc.description.abstract | At the same time that the competitive scenario is seen in organizations, which seek to maximize profits and consumer satisfaction, there are also global concerns about increasing productivity and its impact on the environment, such as the emission of greenhouse gases, mainly CO2. To assist in decision-making and achieve reduction of economic and environmental costs, linear modeling and optimization techniques can be adopted and implemented. Through these techniques this dissertation aims to study the problem of integrated production planning and vehicle routing considering the impacts of reducing carbon emissions in furniture industries. The consideration of carbon emissions is linked to vehicle fuel emissions and applying this view brings a more realistic scenario as it considers the load transported in vehicles and speeds. Through experiments will be analyzed the gains from considering the unloading of vehicles, the speed selection that the vehicle adopts and how much the inclusion of carbon costs can affect the trade off between production and routing. An additional model was also developed that considers a heterogeneous fleet in relation to CO2 potential emission | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pollution Production Routing Problem | eng |
dc.subject | Otimização Linear Inteira Mista | por |
dc.subject | Indústria de Móveis | por |
dc.title | Estudo do impacto da consideração de custos de emissão de CO2 nas decisões de planejamento e roteamento de veículos de uma fábrica de móveis | por |
dc.title.alternative | Study of the impact of considering CO2 emission costs on vehicle planning and routing decisions in a furniture factory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Deisemara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245267028273903 | por |
dc.description.resumo | Ao mesmo tempo em que é visto o cenário competitivo nas organizações, que procuram a maximização os lucros e satisfação do consumidor, também é visto preocupações mundiais a respeito do aumento da produtividade e seu impacto no meio ambiente, como na emissão de gases do efeito estufa com o gás carbônico CO2.
Para auxiliar na tomada de decisão e alcançar a redução de custos econômicos e ambientais podem se adotar e implementar técnicas de modelagem e otimização linear inteira mista.
Através destas técnicas atreladas esta dissertação visa estudar o problema integrado de planejamento da produção e roteamento de veículos considerando os impactos da redução da emissão de carbono em industrias do ramo de móveis.
A consideração da emissão de carbono é relacionada a emissão de combustível dos veículos, e aplicar esta visão é mais realista pois considera a carga transportada e velocidades dos veículos.
Através de experimentos computacionais serão estudados os ganhos da consideração do descarregamento dos veículos, a seleção da velocidade que o veículo adota e o quanto a inclusão de custos de carbono decorrentes do roteamento podem afetar o trade off entre a produção e o roteamento dos veículos. Também foi desenvolvido um modelo adicional que considera uma frota heterogênea em relação ao seu potencial de emissão de CO2. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6874387409220161 | por |