Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.contributor.authorCoury, Aline Fonseca
dc.contributor.authorRodrigues, Vânia Cristina da Silva
dc.contributor.authorMolina, Natalia Stefany Guirelli
dc.coverage.spatialCanoaspor
dc.date.accessioned2024-02-23T17:36:29Z
dc.date.available2024-02-23T17:36:29Z
dc.date.issued2021-11
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.8403por
dc.identifier.citationVILELA, Denise Silva; COURY, Aline Fonseca; RODRIGUES, Vânia Cristina da Silva; MOLINA, Natalia Stefany Guirelli. O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 3, p. 01-20, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19470.*
dc.identifier.issn22236-6377por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19470
dc.description.abstractEste artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O objetivo geral da proposta foi integrar a experiência artística com uma prática matemática. O intuito foi conhecer a obra do arquiteto e artista Athos Bulcão (1918 - 2008) e recriar obras específi cas por diferentes tecnologias, como so! ware, régua, compasso e colagens. Este artista foi escolhido para a Experiência Formativa pelos aspectos gráfi cos e geométricos presentes nas suas obras, pela simplicidade, beleza e proposta de “obra aberta” em que a composição fi nal do painel é resultado do processo não uniforme de assentamento dos azulejos pelos operários. Esse aspecto imprevisível e dinâmico contrasta com uma suposta matemática verdadeira, universal e fi xa. O referencial teórico, de inspiração na fi losofi a de Gilles Deleuze, considera a “aprendizagem” não no sentido da aquisição de conhecimento, mas como experiência e sentido, pautada em uma perspectiva não restrita a dicotomias tal como conteúdo e método, ciência e técnica, numa crítica a aspectos da modernidade que separa a razão das emoções e preza o conhecimento verdadeiro e universal. A atividade desenvolvida com os estudantes foi em si mesma o que se pretendia ensinar, no sentido de se tratar de uma prática não restrita à aula tradicional e que considera não haver um controle do aprender, do pensar e dos acontecimentos. Os participantes aderiram com expressivo engajamento ao projeto que resultou em 15 obras recriadas e uma exposição multimídia em espaço público da universidade com ampla divulgação na região. A Experiência poderia ser vista como alternativa, em termos fi losófi cos e pedagógicos, a uma compreensão racionalizada da formação e visa contemplar demandas de formação cultural e não disciplinar do professor de matemática.por
dc.description.abstractis paper is based on a Formative Experience performed with Licensure in Mathematics students at Federal University of São Carlos, SP, which was part of an Art and Mathematics Education project. e main goal was to integrate an artistic experience with a mathematical practice, focusing on the Brazilian artist and architect Athos Bulcão (1918 – 2008) and the recreation of some of his artwork using a variety of technologies such as so6 ware, ruler, compass, and collages. Athos was chosen for this Experience because of the graphic and geometric aspects of his works, and also the simplicity, beauty and “open artwork” concept, in which the fi nal composition of a panel results from the non-uniform tile laying process done by the workers. is unpredictable and dynamic aspect contrasts with a supposed true, universal and permanent math. e theoretical referential, inspired by Gilles Deleuze philosophy, considers “learning” not in a sense of acquisition of knowledge, but as experience and sense, which is not restricted to dichotomies such as content and method, science and technique, basing itself on the criticism of aspects of the modernity that break apart reason and emotions and cherish the “true and universal” knowledge. ! e activities developed with the students were in itself what we intended to teach, in a sense that it was a practice non-restricted to a traditional class dynamic, considering that there is no way of controlling the learning, the thinking and the events during the learning process. ! e students accepted the project with enthusiasm, resulting in 15 recreations and an exhibition in a public space at the university, which had great local media outreach. ! e Experience can be a philosophical and pedagogical alternative to a rationalized comprehension of the teacher training and aim to incorporate the cultural and non-disciplinary demands in teacher training programs in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent01-20por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista de Educação, Ciência e Culturapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte e educaçãopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAprendizagem baseada na experiênciapor
dc.subjectAthos Bulcãopor
dc.subjectArt and educationeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectExperience based learningeng
dc.subjectAthos Bulcãopor
dc.titleO pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcãopor
dc.title.alternativeEl pensamiento del arte en la Educación Matemática: la obra abierta de Athos Bulcãospa
dc.title.alternativeThe artistic thinking in Mathematics Education: the open artwork by Athos Bulcãoeng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4688805153426529por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3490615524948327por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8916082819035952por
dc.identifier.urlhttp://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacaopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume26por
dc.citation.issue3por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-3642-9418por
dc.contributor.authororcidhttp://orcid.org/0000-0003-2973-1301por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-7129-6812por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil