Mostrar el registro sencillo del ítem
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
dc.contributor.author | Farias, José Vilani de | |
dc.contributor.author | Vilela, Denise Silva | |
dc.coverage.spatial | Campinas | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:52:55Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T17:52:55Z | |
dc.date.issued | 2017-03-15 | |
dc.identifier | https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519 | por |
dc.identifier.citation | FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475. | * |
dc.identifier.issn | 2318-0870 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475 | |
dc.description.abstract | O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Revista de Educação | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Campo científico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Matemática acadêmica e escolar | por |
dc.subject | Mestrado profissional | por |
dc.title | O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar | por |
dc.title.alternative | The professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematics | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3915260629619142 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 | por |
dc.identifier.url | https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519 | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH | por |
dc.citation.volume | 22 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-3411-3420 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 | por |