Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFarias, José Vilani de
dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.coverage.spatialCampinaspor
dc.date.accessioned2024-02-23T17:52:55Z
dc.date.available2024-02-23T17:52:55Z
dc.date.issued2017-03-15
dc.identifierhttps://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519por
dc.identifier.citationFARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Silva. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação, Campinas, v. 22, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475.*
dc.identifier.issn2318-0870por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19475
dc.description.abstractO objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista de Educaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampo científicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMatemática acadêmica e escolarpor
dc.subjectMestrado profissionalpor
dc.titleO curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolarpor
dc.title.alternativeThe professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematicseng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3915260629619142por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.identifier.urlhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3519por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume22por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3411-3420por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2973-1301por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil