Show simple item record

dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.coverage.spatialScielopor
dc.date.accessioned2024-02-23T17:55:33Z
dc.date.available2024-02-23T17:55:33Z
dc.date.issued2013-12
dc.identifier.citationVILELA, Denise Silva. Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar. Bolema: Boletim de Educação Matematica, Scielo, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19476.*
dc.identifier.issn0103-636Xpor
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19476
dc.description.abstractEste artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto de vista das cargas horárias destinadas aos estágios, às disciplinas específicas e pedagógicas, a alteração que mais se destaca é o aumento da carga horária dos estágios e, consequentemente, da área pedagógica. O objetivo é apresentar interpretações desta ampliação tendo a teoria do campo de Bourdieu como referência. Por outra parte, o foco no primeiro curso da UFSCar nos ajuda a discutir sobre a tendência profissionalizante da universidade.por
dc.description.abstractThis paper presents part of a research that studied the Mathematics Teacher Degree program at UFSCar since its creation in 1975. Based on analysis of documents and the curriculum of the program in terms of credit hours allocated to internships, as well as the courses in specific and pedagogic fields, what is most salient is an increase in credit hours dedicated to internships and, consequently to teaching. The paper's aim is to understand this increase using Bourdieu´s theory of field as a reference. The focus on the first program at UFSCar helps us to discuss a professionalizing trend in the university.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matematicapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação matemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCurso de licenciatura em matemática da UFSCarpor
dc.subjectCampo científicopor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectHistory of mathematics educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectUFSCar's mathematics teacher degree programeng
dc.subjectScientific fieldeng
dc.subjectProfessionalizationeng
dc.titleTendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCarpor
dc.title.alternativeThe professionalizing trend in the university: the case of mathematics teacher degree program at UFSCareng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/j/bolema/a/7F4DyTPWQskr5JKsTbPLMzL/?lang=ptpor
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2973-1301por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil