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dc.contributor.authorGiunta, Marco
dc.date.accessioned2024-02-29T12:08:43Z
dc.date.available2024-02-29T12:08:43Z
dc.date.issued2021-11-19
dc.identifier.citationGIUNTA, Marco. Dinâmica do suprimento de cana em usinas sucroalcooleiras: efeitos do uso de frota mista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19551.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19551
dc.description.abstractThis study evaluates, using a discrete-event simulation, the supply of a sugar and ethanol mill that operates with a mixed truck fleet, composed of road trains and trucks with two trailers. For the sugar and ethanol industry, logistics represents a key issue since it is responsible for the continuous supply of sugarcane to the mill throughout the harvest. The mixed fleet coordination represents a challenge, given the operational differences between the various vehicle types. This paper evaluates a mill's supply system by varying the fleet composition, the number of unloading points, and how these points are serviced. Discrete-event modeling and simulation are used as a tool to represent the mill's supply operations. To analyze the scenarios, the risk of mill supply shortage, storage, mill utilization, the amount of sugarcane delivered daily, and the time the vehicles remain in the mill are the indicators evaluated. The system’s performance was evaluated with different configurations to find viable alternatives for each fleet composition mix. The scenarios with greater participation of road trains showed better performance. Furthermore, the challenges of operating with a mixed fleet, also found in the literature,1 were stressed. These challenges are such as the dimensioning and coordination of the different types of vehicles and the adoption and interpretation of indicators to evaluate the performance of the fleet.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimulação de eventos discretospor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectCana-de-açúcarpor
dc.subjectFrotapor
dc.subjectDiscrete event simulationeng
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectSugarcaneeng
dc.subjectFleeteng
dc.titleDinâmica do suprimento de cana em usinas sucroalcooleiras: efeitos do uso de frota mistapor
dc.title.alternativeDynamics of sugarcane supply in mills: effects of using a mixed fleeteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.description.resumoO presente estudo avalia, através de um modelo de simulação, o abastecimento de uma usina sucroalcooleira que opera com frota de caminhões mista, composta por rodotrens e treminhões. Para a indústria sucroalcooleira, a logística representa uma questão chave, já que é responsável pelo abastecimento contínuo de cana-de-açúcar a usina ao longo da safra. A coordenação de uma frota mista constitui um desafio, dada a diferença operacional das diversas opções de composições veiculares de carga (CVC). A pesquisa avalia o sistema de abastecimento de uma usina, variando a composição da frota, a quantidade de pontos de descarga e a forma como esses pontos são atendidos. Como ferramenta foi utilizada a modelagem e simulação de eventos discretos para representar as operações de abastecimento da usina. Para a análise dos cenários foram ponderados o risco de desabastecimento da moenda, o estoque, a utilização da moenda, a quantidade de cana entregue diariamente e o tempo de permanência dos veículos na usina. Foi avaliada a performance do sistema com diferentes configurações, de modo a encontrar alternativas viáveis para cada mix de composição da frota. Os cenários com maior participação de rodotrens apresentaram melhor desempenho. Ainda, foram ressaltados os desafios de operar com uma frota mista também encontrados na literatura, como o dimensionamento e coordenação dos diferentes tipos de veículos e a adoção e interpretação dos indicadores para avaliar o desempenho da frota.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6739-5065por


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