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dc.contributor.authorPortella, Vitoria de Oliveira
dc.date.accessioned2024-02-29T12:09:23Z
dc.date.available2024-02-29T12:09:23Z
dc.date.issued2022-09-19
dc.identifier.citationPORTELLA, Vitoria de Oliveira. Uma transição para a gestão ágil de projetos: estudo de caso em uma instituição financeira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19552.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19552
dc.description.abstractSince the early 2000s, the agile methodology has been implemented by several technology companies when there is a need for software development. Around 2010, organizations from other branches also started a movement to change project management, in order to make their project processes more flexible and bring communication between the development team and their customers closer. This research aims to analyze the transition of project management methodologies, from traditional to agile, by a non-technology company. The research is exploratory and the method used is the case study, applied to different areas of a company in the means of payment sector. As research instruments, interviews are used with company employees who have important roles in the company's project management transition. The results reveal benefits brought by the implementation of the agile methodology, such as the reduction of project execution time, facilitation of communication between clients and work teams, in addition to faster changes in the project scope when necessary. Some points of reservation and attention are also considered, such as the redefinition of roles in the company's functional structure caused by the change of position in the transition of project methodology and the lack of a standardized method to measure customer satisfaction.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão ágilpor
dc.subjectGestão de projetospor
dc.subjectMeios de pagamentopor
dc.subjectInstituição financeirapor
dc.subjectAgile managementeng
dc.subjectProject managementeng
dc.subjectPayment optionseng
dc.subjectFinancial institutioneng
dc.titleUma transição para a gestão ágil de projetos: estudo de caso em uma instituição financeirapor
dc.title.alternativeA transition to agile project management: a case study in a financial institution.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Joao Eduardo Azevedo Ramos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.description.resumoDesde o início dos anos 2000, a metodologia ágil tem sido implementada por diversas empresas do ramo da tecnologia quando há necessidade de desenvolvimento de softwares. Em torno de 2010, organizações de outros ramos também iniciaram um movimento de mudança de gestão de projetos, a fim de flexibilizar seus processos de projeto e aproximar a comunicação entre a equipe desenvolvedora e seus clientes. Essa pesquisa objetiva analisar a transição de metodologias de gestão de projetos, da tradicional para a ágil, por uma empresa não pertencente ao ramo de tecnologia. A pesquisa é exploratória e o método utilizado é o estudo de caso, aplicado a diferentes áreas de uma empresa do setor de meios de pagamento. Como instrumentos de pesquisa são utilizadas entrevistas com funcionários da empresa que possuem importantes papéis na transição de gestão de projetos da empresa. Os resultados revelam benefícios trazidos pela implantação da metodologia ágil, como a diminuição do tempo de execução de projetos, facilitação da comunicação entre clientes e equipes de trabalho, além de mudanças mais rápidas no escopo do projeto quando necessárias. São considerados também alguns pontos de ressalva e atenção, como a redefinição de papéis da estrutura funcional da empresa causada pela mudança de cargo na transição de metodologia de projeto e falta de um método padronizado para medir a da satisfação dos clientespor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6739-5065por


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