dc.contributor.author | Valenti, Mayla Willik | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:31:50Z | |
dc.date.available | 2010-05-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:31:50Z | |
dc.date.issued | 2010-02-26 | |
dc.identifier.citation | VALENTI, Mayla Willik. Educação ambiental e biodiversidade em unidades de conservação: mapeando tendências. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1986 | |
dc.description.abstract | Protected areas (PAs) are especially interesting to develop environmental education (EE) activities, especially on biodiversity. In this study we carried out a diagnosis of the environmental education actions and biodiversity developed in protected areas and we analyzed the aspects that have influence on the tendencies of environmental education in that context. We analyze the education actions developed in Brazilian protected areas and on how 11 a public policy - the National Environmental Education Program (ProNEA) influences them using a questionnaire answered by 56 PAs. Besides, we deeply investigate the parameters of the educational practice by directly observing the visiting activities in five protected areas at São Paulo State. The questionnaires analysis showed that the environmental education developed in Brazilian protected areas present some of the principles of the new tendencies of environmental education and some principles of the public policies that have been developed in the last years in Brazil, mainly in participative management actions. Nevertheless, we have identified some distance between discourse and practice, mainly with respect to goals and carried out activities, as well as the use of monitoring and evaluation mechanisms. Similarly, we have found a great distance between theoretical and policies discourses and practice in the activities developed in the São Paulo State protected areas. On the other hand, we have identified some potentialities that could be promoted in this context: a diversity of methodological strategies and a presence of elements and situations which are favorable to improve the visitants notion of environmental issues complexity. We conclude that the elaboration and especially the implementation of specific public policies of environmental education to these areas will contribute to better explore these potentials, especially if it emphasizes the formation of the educators and the importance of using participative and dialogical methodologies, in accordance with the critical tendency of environmental education. | eng |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Sao Carlos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Área protegida | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Educação ambiental crítica | por |
dc.subject | Programa Nacional de
Educação Ambiental | por |
dc.subject | Tendências da educação ambiental | por |
dc.subject | Unidades de conservação | por |
dc.subject | Critical environmental education | eng |
dc.subject | Environmental education
tendencies | eng |
dc.subject | Environmental Education National Program evaluation | eng |
dc.subject | Protected areas | eng |
dc.title | Educação ambiental e biodiversidade em unidades de conservação: mapeando tendências | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Haydée Torres de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5458113597909705 | por |
dc.description.resumo | As áreas naturais protegidas, como as unidades de conservação (UCs), são privilegiadas para a atuação em educação ambiental (EA), especialmente sobre o tema biodiversidade. Nesse estudo, realizamos um diagnóstico sobre as ações de educação ambiental e biodiversidade desenvolvidas em unidades de conservação e analisamos os aspectos que influenciam a presença das diferentes tendências da educação ambiental nesse contexto. Analisamos as ações realizadas nas UCs em nível nacional e investigamos o impacto de uma política pública o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) nessas ações, por meio de um questionário respondido por 56 unidades. Além disso, investigamos com maior profundidade parâmetros da prática educativa, por meio da observação direta de atividades de educação ambiental de uso público desenvolvidas em cinco Parques Estaduais 10 do Estado de São Paulo. A partir da análise dos questionários distribuídos às unidades de conservação brasileiras, podemos dizer que a educação ambiental desenvolvida nesses espaços está incorporando alguns princípios das novas tendências da educação ambiental e das políticas públicas elaboradas nos últimos anos no Brasil, especialmente em ações de gestão participativa. Porém, também identificamos certa distância entre o discurso e a prática, especialmente em relação aos objetivos definidos para as ações de educação ambiental e as atividades de fato realizadas, além da falta do uso de mecanismos de acompanhamento e avaliação. De forma semelhante, quando acompanhamos as atividades nas unidades de conservação do Estado de São Paulo, notamos uma grande distância entre as discussões teóricas e presentes nas políticas públicas de educação ambiental e a prática desenvolvida nas atividades de uso público nesses espaços. Por outro lado, também identificamos algumas potencialidades que poderiam ser mais desenvolvidas nesse contexto: a presença de diversas estratégias metodológicas e de elementos e situações propícias para se trabalhar com a complexidade da questão ambiental. Concluímos que o desenvolvimento e principalmente a implementação de uma política pública de educação ambiental específica para essas áreas, contribuiria para o melhor aproveitamento desse potencial ainda inexplorado, especialmente se enfocar a formação de educadoras/es ambientais, priorizando a importância de utilizar procedimentos participativos e dialógicos, afinados com a tendência crítica da educação ambiental. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3372580099450528 | por |