Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Stefhani Emiliani Vicente
dc.date.accessioned2024-10-30T23:02:13Z
dc.date.available2024-10-30T23:02:13Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationPEREIRA, Stefhani Emiliani Vicente. Simetria na Educação Básica a partir de uma perspectiva artística. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20921.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20921
dc.description.abstractIn this work, the aim is to provide a reflection on symmetry in Basic Education, emphasizing the relevance of the dialogue between Symmetry and Art for the teaching and learning process. In order to achieve this goal, an analysis of the changes related to symmetry concepts over time will be carried out. Subsequently, a theoretical discussion regarding the properties and concepts employed in symmetry will be structured, followed by an investigation into how this topic is approached in the school context. Thus, the perspective adopted to connect these themes involves the analysis of the artworks of the artist Maurits Cornelis Escher, whose compositions exhibit numerous geometric transformations. Additionally, a lesson plan will be developed to address this theme in the school setting, analyzing in practice the potential difficulties and learning experiences that students may encounter when exploring symmetry concepts through interaction with artistic resources.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimetriapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEscherpor
dc.subjectSymmetryeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectArtseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleSimetria na Educação Básica a partir de uma perspectiva artísticapor
dc.title.alternativeSymmetry in Basic Education from an artistic perspectiveeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoNeste trabalho almeja-se proporcionar uma reflexão acerca da simetria na Educação Básica, enfatizando a relevância do diálogo entre a Simetria e a Arte para o processo de ensino e aprendizagem. No intuito de alcançar esse objetivo, será realizado uma análise das mudanças vinculadas às concepções da simetria ao longo do tempo. Logo após, será estruturada uma discussão teórica referente às propriedades e conceitos empregados à simetria, seguida por uma investigação sobre como este tópico acaba sendo abordado no contexto escolar. Dessa forma, a perspectiva adotada para conectar essas temáticas é a análise das obras de arte do artista Maurits Cornelis Escher, cujas composições apresentam muitas transformações geométricas. Adicionalmente, será desenvolvido um plano de aula para abordar esse tema na instituição escolar, analisando na prática as possíveis dificuldades e os aprendizados que os estudantes poderão vivenciar ao explorar os conceitos relacionados à simetria, por meio da interação com os recursos artísticos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseMatemática - Mpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil