dc.contributor.author | Araujo, Viviane Patricia Colloca | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:35:33Z | |
dc.date.available | 2009-07-15 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:35:33Z | |
dc.date.issued | 2009-02-19 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Viviane Patricia Colloca. A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores : Brasil e Portugal. 2009. 429 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2209 | |
dc.description.abstract | In this work trying to understand how the education politics and of teachers' formation, in Brazil and in Portugal, they are attending to the present multiculturalidade in these countries. For this, I use the documentary inquiry for the gathering of the data and the analysis of content to describe and to understand these
collected data. I carried out the collection of the data at two moments: the data of Portugal were collected in 2006, through a traineeship in the Faculty of Psychology and of Sciences of the Education of the University of Oporto and the data of Brazil were collected in the beginning of 2008. Besides the analysis of the documents also interviews were used semi-structured to understand the politics of teachers' formation and the actions implemented by the Brazilian and Portuguese Ministries of Education. In this form, I structured this work in three parts. In the first part I situates the theoretical referential system and methodology of the Theory, subdivided in four chapters. Firstly, I think about the context of the globalization and his impacts about the economy, about the politics, about the culture and, principally, about the education through the education politics. Next, I discuss the key concepts of the theoretical referential system and connect these concepts with the education of a general form. In the third chapter, I talk about the teachers' formation in front of the multicultural questions and the possible strategies to re-structure the formation of these professionals and, in the room chapter, I demonstrate the methodology used to
develop the inquiry. In the second part of the work I present a characterization of the education and of the teachers' formation in Brazil and in Portugal. Already in the third and last part, I present the analysis of some legal Brazilian and Portuguese documents that indicate the necessity of an attention the multiculturalidade in the
education of these countries and detach some advancements and retreats in this discussion. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Multiculturalismo | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Educação - formação | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Multiculturalidade brasileira e portuguesa | por |
dc.subject | Education politics | eng |
dc.subject | Multiculturalidade brazilian and portuguese | eng |
dc.subject | Multiculturalismo | eng |
dc.title | A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores : Brasil e Portugal | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Emília Freitas de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho busco compreender como as políticas educacionais e de formação de professores, no Brasil e em Portugal, estão atendendo à multiculturalidade presente
nesses países. Para tanto, utilizo a pesquisa documental para a recolha dos dados e a análise de conteúdo para descrevê-los e compreendê-los. Realizei a coleta dos dados em dois momentos: os dados de Portugal foram coletados em 2006, por meio de um estágio na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e os dados do Brasil foram coletados no início de 2008. Além da análise dos documentos também foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas para compreender as políticas de formação de professores e as ações implementadas pelos Ministérios da Educação brasileiro e português. Dessa forma, estruturei este trabalho em três partes. Na primeira parte situo o referencial teórico e metodológico da Tese, subdividido em quatro capítulos. Primeiramente, reflito sobre o contexto da globalização e seus impactos na economia, na política, na cultura e, principalmente, na educação por meio das políticas educacionais. Em seguida, discuto os conceitos-chave do referencial teórico e relaciono esses conceitos com a educação de uma forma geral. No terceiro capítulo, discorro sobre a formação de professores frente às questões multiculturais e as possíveis estratégias para reestruturar a formação desses profissionais; e, no quarto capítulo, demonstro a metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa. Na segunda parte do trabalho apresento uma caracterização da educação e da formação de professores no Brasil e em Portugal. Já na terceira e última parte, apresento a análise de alguns documentos legais brasileiros e portugueses que indicam a necessidade de uma atenção à multiculturalidade na educação desses países e destaco os avanços e retrocessos nesta discussão. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1247015525946012 | por |