Show simple item record

dc.contributor.authorGigante, Moacir
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:37Z
dc.date.available2004-12-03
dc.date.available2016-06-02T19:35:37Z
dc.date.issued2003-12-17
dc.identifier.citationGIGANTE, Moacir. A fábrica é escola. Práticas sociais e educativas de empresários e trabalhadores.. 2003. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2234
dc.description.abstractEducation is usually treated from institutional, formal and schooling aspects. In this study however, education is investigated as a social work practice in the factory. The working day-to-day life of shoe factory workers in the city of Franca-SP is taken as the starting point. However, this is put in the context of relationships between historical capitalism and the historicity of the training in competencies for craftsmanship, manufacturing and industry, be it in general, in other manufacturing sectors, or be it in the specific context of the profession of shoemaker. Daily and oral history of workers are studied; the unique experience of each one of the collaborators in the research is the support base for the reflection and analysis on work and competencies training for work. Education for work is therefore studied: informal education, within the worker traditions, as well as institutional-scholarly education. Education as informal-professional, or institutionalscholarly is differently obtained and is differently destined for different functions and different social groups within the factory, a fact that accentuates and reinforces social stratifications. The creation of work competencies in the shoe factories is peculiarly associated, at each historical moment, with the very manner of organizing work routines. This fact implies a necessity for the comprehension of the real functions of formal education. This work contributes not only to the comprehension of the educational process and of the maintenance and extinction of the work competencies of footwear industry workers, but also to the comprehension of the aims of institutional education, in the past as well as in present society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrupos específicos de indústriaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectHistória oral de sapateirospor
dc.titleA fábrica é escola. Práticas sociais e educativas de empresários e trabalhadores.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoA educação é habitualmente tratada sob o aspecto institucional, formal e escolar. Neste estudo porém, educação é investigada enquanto prática social trabalho na fábrica. Considera, como ponto de partida para análise, o cotidiano fabril de trabalhadores de indústrias de calçados da cidade de Franca-SP. Contudo, não deixa de estabelecer relações entre o capitalismo histórico e a historicidade da formação das qualificações laborais no artesanato, manufatura e indústria, seja no geral, em outros ramos fabris, seja no contexto específico da profissão de sapateiro. Estuda cotidiano e história oral de trabalhadores; a experiência singular de cada um dos colaboradores da pesquisa é a base de apoio para a reflexão e a análise do trabalho e da formação de qualificações para o trabalho. Estuda, portanto, a educação para o trabalho. Seja educação informal, no interior das tradições dos trabalhadores, ou escolar-institucional. A educação, tanto informal-profissional quanto institucional-escolar, é obtida diferentemente e é destinada diferentemente para diferentes funções e diferentes grupos sociais que atuam no interior da fábrica. Fato que acentua e reforça estratificações sociais. A criação de qualificações para o trabalho nas indústrias de calçados se dá de forma peculiarmente associada, em cada momento histórico, com a própria forma de organizar rotinas de trabalho. O fato implica necessidade de compreensão de quais seriam as reais funções da educação formal. Esse trabalho contribui não apenas para a compreensão do processo de formação, manutenção e extinção de qualificações laborais de trabalhadores da indústria calçadista, como também para compreender as finalidades da educação institucional, tanto no passado como na sociedade atual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record