Show simple item record

dc.contributor.authorCampos, Douglas Aparecido de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:36:03Z
dc.date.available2005-07-20
dc.date.available2016-06-02T19:36:03Z
dc.date.issued2005-06-16
dc.identifier.citationCAMPOS, Douglas Aparecido de. Projeto sócio-educacional: a reflexão sobre os fundamentos do seu sucesso a partir da ação comunicativa, o significado e sentido e a metodologia.. 2005. 208 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2378
dc.description.abstractAlong of three-half years in collect data, in interactions, in interventions, in nderstandings and a perceptions in a social-educational project, we developed a study whose objective was to analyze the motive about its success, now that it owned to municipal government and so, was conditioned to the political changes of incuse partisan that, habitually dismantled the social-educational projects. We had a hypothesis that was: the project kept remained firm, united, efficient and in action, although few conditions, due the methodology used, that generated student s success, permanency and assiduity along seventeen years. The methodology utilized for the collect data was the qualitative research approach and used instruments, such as: the observation, field diary, interview, questionnaire, picturies, newspaper clipping and others records. The main focus for the analysis of the results was the relations, interactions and longings between people who was involved daily in that social-educational project. For this, we choose three main categories: 1 The strong teacher s presence as principal point of the project: sense and meaning; 2 The teacher s methodology used in the project, even so assystematic form and; 3 The contents as something that brings sense and meaning to the community. The results denoted that the success of that project may be associated to: 1 The students made identical process with the contents of the project; 2 The community made the management of the project and the Public Administration participated as collaborator; 3 The students was motivated in the process of the learning (followed up the teacher s methodology; 4 - The students got leisure in the activities of the project; 5 The teacher s communicative action overcomed the contradiction between educator and student and, made the true, clear and accountable dialog, your bigger principle in the interaction with the community.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidade e escolapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectProjeto sócio-educacionalpor
dc.subjectAção comunicativapor
dc.subjectSignificado e sentidopor
dc.subjectEducação dialógicapor
dc.titleProjeto sócio-educacional: a reflexão sobre os fundamentos do seu sucesso a partir da ação comunicativa, o significado e sentido e a metodologia.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782850J6por
dc.description.resumoAo longo de três anos e meio de coleta de dados, de interações, de intervenções, de entendimentos e de percepções dentro de um projeto sócio-educacional, desenvolvemos um estudo cujo objetivo foi analisar o motivo de seu sucesso, já que pertencia ao governo municipal e, portanto, estava condicionado às mudanças políticas de cunho partidário que, geralmente, desmontam os projetos sócio-educacionais. Nossa hipótese era de que o projeto se mantinha coeso, eficaz e atuante, apesar de poucas condições, devido à metodologia empregada em seu interior que gerava o sucesso, permanência e freqüência de alunos ao longo de sua existência de cerca de dezessete anos. A metodologia utilizada para coleta de dados pautou-se no referencial teórico da pesquisa qualitativa e teve como instrumentos a observação, diário de campo, entrevistas, questionário, fotografias, recortes de jornais e outros documentos.Os focos da análise dos resultados foram as relações, interações e anseios das pessoas envolvidas no cotidiano do projeto sócio-educacional pesquisado.Para isso, selecionamos três principais categorias: 1 A forte presença da professora como ponto central de todo o cotidiano do projeto: significado e sentido; 2 A metodologia usada pela professora, ainda que de forma assistemática e, 3 O conteúdo como algo que traz significado e sentido para a comunidade. Os resultados indicaram que o sucesso do referido projeto pode estar associado a: 1 - Os alunos se identificavam com o conteúdo do projeto; 2 - A comunidade fazia a gestão do projeto e a Administração pública participava como colaboradora; 3 - Os alunos eram motivados no processo de aprendizagem (seguiam a metodologia da professora); 4 Os alunos encontravam lazer/prazer nas atividades do projeto; 5 - A ação comunicativa da professora superava a contradição entre educador e educando e fazia do diálogo claro, verdadeiro e justificável, seu maior princípio na interação com a comunidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record