Show simple item record

dc.contributor.authorPimentel, Maria Aparecida Macedo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.available2007-08-20
dc.date.available2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.issued2006-03-30
dc.identifier.citationPIMENTEL, Maria Aparecida Macedo. A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2389
dc.description.abstractThis work is case study researches about the trajectory of a cooperative school of basic education, located in São José do Rio Preto, inside of São Paulo state. The study has raised possible reasons in order to explain why in a school of cooperativist proposal and organization and in which parents and teachers who are supposed to take part in this process don t act as expected. Theoretical references have been studied in the national and international literature about cooperativism, political- pedagogical proposal, school administration and market politics. The dissertation begins with a chapter about cooperativist ideology. It goes over the cooperative and the educacional center, political-pedagogic process. The third chapter analyses the statutary alterations, the exhaustion of the assemblies in the last chapter we measure the capitalism and middle class market interferencies and implications in cooperatives in general, especially in COOPEC school. It is concluded that the cooperative democratic administration is seen as threatened by the lack of cooperativist ideology in parents and teachers, the directory staff authoritarism, the market lack of confidence and the reorganization of public school network.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas - organização e administraçãopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectCooperativas escolarespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectClasses sociaispor
dc.subjectCooperativismeng
dc.subjectCooperated school - democratic managementeng
dc.subjectMedium classeng
dc.titleA Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Huet, Aparecida Barco Soler
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2por
dc.description.resumoA dissertação apresenta uma pesquisa que estuda o caso de uma cooperativa de ensino, de Educação Básica, localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista, analisando sua trajetória. O estudo levantou possíveis explicações para dois fatos: a) numa escola que se anuncia com uma proposta de organização (administrativa e pedagógica) cooperativista e que se supõe a participação de pais e de professores, não ocorre a participação nem de uns e nem de outros; b) a diminuição continuada de alunos. Buscaram-se referências teóricas na literatura nacional e estrangeira sobre cooperativismo, gestão democrática, participação, retração salarial no estado de São Paulo e a evolução das redes de ensino da cidade. A pesquisa inicia-se com um capítulo sobre o movimento cooperativista. Segue com a trajetória da cooperativa de 1992 a 2004. O terceiro capítulo analisa as interferências externas de mercado, de classe social em geral e, especialmente, na trajetória da COOPEC. Conclui-se que a gestão democrática da cooperativa foi descaracterizada pela falta de compromisso com os princípios cooperativistas, pelo autoritarismo de seus membros dirigentes, pela perda constante de alunos devido às interferências da concorrência de mercado e à reorganização das redes escolares públicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record