Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Fabiana Rodrigues de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:50Z
dc.date.available2007-10-26
dc.date.available2016-06-02T19:38:50Z
dc.date.issued2007-06-02
dc.identifier.citationSOUSA, Fabiana Rodrigues de. Saberes da vida na noite : percepções de mulheres que prestam serviços sexuais sobre o educar-se nas relações com seus clientes.. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São CArlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2422
dc.description.abstractThis study had as objective to identify educational processes those are established in the relationship between prostitutes and their clients, and hat is stating point on the perception that those women has about the process. The dialog concept, writing by Paulo Freire orientated the way of collect and interpret the data on this study. These data was collected through three interviews made with seven prostitutes at nightclubs in São Carlos/SP. The analysis of the data discloses that, as well as in other social practical, in their relationship, prostitutes and their clients learn and teach each other. Some abilities as learning how to look at, to hear, to talk, to advice and to be humble are required from those women to broaden the understanding of their reality, not only at the nightclubs, but in all their lives.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectProstituiçãopor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectdialogeng
dc.subjectprostitutioneng
dc.titleSaberes da vida na noite : percepções de mulheres que prestam serviços sexuais sobre o educar-se nas relações com seus clientes.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar processos educativos que se desenvolvem nas relações estabelecidas entre prostitutas e clientes, tendo como ponto de partida a percepção dessas mulheres sobre tais processos. O conceito de dialogicidade, postulado por Paulo Freire, foi empregado como fio condutor na orientação do percurso metodológico traçado no sentido de coletar e interpretar os dados desta investigação. Os materiais analisados foram obtidos por meio da realização de três entrevistas, das quais participaram sete mulheres que prestam serviços sexuais em casas noturnas de São Carlos/SP. A análise dos dados revela que, assim como em outras práticas sociais, no exercício da prostituição, ao se relacionarem, prostitutas e clientes aprendem e ensinam uns com os outros. Algumas habilidades como aprender a olhar, ouvir, conversar, aconselhar e ter humildade, dentre outras, são utilizadas por essas mulheres como recursos para ampliar a compreensão de sua realidade, não apenas no ambiente das casas noturnas, mas em outras esferas de sua vida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8905398833724166por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record