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dc.contributor.authorSato, Tamy Aline
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:51Z
dc.date.available2008-01-16
dc.date.available2016-06-02T19:38:51Z
dc.date.issued2007-10-31
dc.identifier.citationSATO, Tamy Aline. Pesquisa-ação-participativa e a temática sócio-ambiental no processo de formação continuada de professoras da educação infantil. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2432
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPesquisaação- participativapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePesquisa-ação-participativa e a temática sócio-ambiental no processo de formação continuada de professoras da educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Logarezzi, Amadeu José Montagnini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153358744019882por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal estudar a metodologia da pesquisa-ação- participativa enquanto ferramenta metodológica para a formação continuada na educação infantil. Caracteriza-se como um estudo de caso, enfatiza a interpretação das ações de um grupo, em um contexto, levando em conta a situação geral no momento da pesquisa. De acordo com Lüdke (2001), a importância da pesquisa tem sido reconhecida de maneira unânime, mas pouco se sabe sobre sua prática efetiva nas escolas. Neste trabalho foi possível desenvolver uma pesquisa coletiva que almejasse promover diálogos e partilhas acerca das responsabilidades cotidianas do trabalho profissional dos educadores. Foram desenvolvidos dois tipos diferentes de pesquisa. A primeira pesquisa, considerada como pesquisa de práticos, ocorreu no âmbito coletivo pelo grupo de professoras. Para tal, foi escolhida a temática sócio-ambiental e o trabalho coletivo foi intitulado de: Interações sócio-ambientais e suas conseqüências na escola . Este estudo teve como um dos objetivos proporcionar vivências dialógicas e democráticas de desafios à reflexão crítica a partir da proposta metodológica da pesquisa-açãoparticipativa e da proposta teórica de Donald Schön (1983, 1987), sobre a atuação docente enquanto processo emancipatório e de problematização compartilhada dos aspectos relativos às atividades cotidianas e de pesquisa na tentativa de compreensão e superação da realidade sócio-ambiental. Buscou-se verificar em que medidas e sob que aspectos o sócio-ambiente poderia interferir e até mesmo determinar a dinâmica da escola e da prática pedagógica. A segunda pesquisa, considerada como pesquisa acadêmica, teve por objetivo compreender o processo da pesquisa-ação-participativa, descrevê-la e analisá-lapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9227984146109903por


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