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dc.contributor.authorSilva, Danitza Dianderas da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:53Z
dc.date.available2009-04-23
dc.date.available2016-06-02T19:38:53Z
dc.date.issued2008-02-25
dc.identifier.citationSILVA, Danitza Dianderas da. Construção dos conteúdos para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos a partir da base de conhecimento sobre a língua materna de professoras em exercício e de propostas governamentais. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2440
dc.description.abstractThis dissertation integrates the Teaching and learning processes in different contexts research line, that investigates the development and appropriation of knowledge in pedagogical processes and in education, specifically to what is related to the performance of the processes of teaching and learning of mother language contents for six years old children, as well as to what is related to the curricular reforms of the educational politics has been establishing on the specific contents of mother language to the new context of the nine years Basic Education, specifically related to the first year. For that, we search to investigate Which contents of mother language should be inserted in the education of first year s children of the nine years Basic Education, from the perception of teachers and the governmental proposals? , having as objective to identify and analyze, in the public politics, since the 80 s, the specifics contents of mother language to be taught to six years old children. And also, by means of a formation course of revision of specific contents of the language, to identify next to the participant teachers, which were the relevant contents to be worked in the first year of the nine years Basic Education. In order to the objectives were accomplished, we have made in a first stage interviews with ten public and particular net teachers from the city of São Carlos SP, that have yet taught six year s old children classes, questioning about the contents that should be taught to them. In a second stage, having the collaborative methodology as focus, we ve shown these data to five teachers, also for the public and particular net teachers of the same city, that started to be part of a discussion group concerning about the contents for the first year, in order to discourse on the same matter, on the governmental proposes and the different aspects of mother language. We can verify in the investigation that these teachers used to teach a bigger number of mother language contents that the official documents considered to be taught. The emphasis of these teachers works was based: in the different literal sorts; in the daily reading performed by them and their pupils; in the production of verbal and/or written texts by each pupil individually and/or in the collective production with all of the room.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPesquisa colaborativapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleConstrução dos conteúdos para o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos a partir da base de conhecimento sobre a língua materna de professoras em exercício e de propostas governamentaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Reyes, Cláudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9por
dc.description.resumoEsta dissertação integra a linha de pesquisa Processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos , que investiga a elaboração e apropriação do conhecimento em processos pedagógicos e em educação, especificamente ao conhecimento que se relaciona aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos da língua materna para crianças de seis anos de idade, bem como, ao que se refere às reformas curriculares das políticas educacionais quanto aos conteúdos específicos da língua materna para o novo contexto do Ensino Fundamental de nove anos, especificamente para o primeiro ano. Para tanto, buscamos investigar Quais conteúdos da língua materna devem estar inseridos no ensino de crianças de 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, a partir da percepção de professoras e das propostas governamentais? , tendo como objetivo identificar e analisar, nas políticas públicas, a partir da década de 80, os conteúdos específicos da língua materna a serem ensinados às crianças de seis anos de idade. E também, por meio de um curso de formação de revisão de conteúdos específicos da língua, identificar junto às professoras participantes, quais seriam os conteúdos relevantes a serem trabalhados no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Para que os objetivos fossem contemplados, realizamos numa primeira etapa entrevistas com dez professoras da rede pública e particular da cidade de São Carlos SP, que já haviam lecionado em classes de crianças com seis anos de idade, questionando sobre os conteúdos que deveriam ser ensinados a elas. Numa segunda etapa, tendo a metodologia colaborativa como foco, apresentamos tais dados para cinco professoras, também da rede pública e particular da mesma cidade, que passaram a fazer parte de um grupo de discussão a respeito dos conteúdos para o primeiro ano, a fim de discorrermos sobre eles, sobre as propostas governamentais e os diferentes aspectos da língua materna. Pudemos constatar na investigação que essas professoras ensinavam um maior número de conteúdos da língua materna do que os documentos oficiais propunham ser ensinado. A ênfase dos trabalhos dessas professoras era pautada: nos diferentes gêneros textuais; na leitura diária realizada por elas e por seus (as) alunos (as); na produção de textos orais e/ou escritos por cada aluno (a) individualmente e/ou na produção coletiva com todos (as) da sala.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7424347427670405por


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