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dc.contributor.authorMacedo, Marina Quintanilha
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.available2009-07-01
dc.date.available2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.issued2008-08-29
dc.identifier.citationMACEDO, Marina Quintanilha. A instituição da supervisão de ensino e a municipalização em Valinhos : tensões, conflitos e incertezas. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2464
dc.description.abstractThis dissertation analyses the establishment of the educational supervision in Valinhos municipality, after the municipalization, presenting the tensions and conflicts that this process raised, made explicit by the lack of knowledge of the School Supervisor s hole, demonstrating the existence of a confrontation between a traditional and patrimonialist administrative organization, based on a system of values and beliefs and the new rational institutional structure proposed by the State, through the municipalization of the education. This study used the theory developed by Max Weber related to the role of the technical and substantive rationality in the constitution of the western capitalism and the Modern State. The concepts and categories concerning the administrative rationalism and the forms of organization and development of the administrative structure are fundamental to the development of this research. At this point, we are particularly interested in the development of the function and post of the supervisor and the concepts of patrimonialism and bureaucratic organization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSupervisão escolarpor
dc.subjectMunicipalizaçãopor
dc.subjectPatrimonialismopor
dc.subjectEducational supervisioneng
dc.subjectMunicipalizationeng
dc.titleA instituição da supervisão de ensino e a municipalização em Valinhos : tensões, conflitos e incertezaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Riscal, Sandra Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786623U2por
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar a instituição da supervisão de ensino no município de Valinhos, após a municipalização, procurando explicitar as tensões e conflitos presentes nesse processo, demonstrado pela ausência de conhecimento do papel do Supervisor de Ensino. Evidencia-se a existência de um confronto entre uma organização administrativa tradicional e patrimonialista, pautada em um sistema de crenças e valores, e o novo desenho institucional racionalizante, proposto pelo Estado, por meio da municipalização da educação. Para a realização deste estudo utilizou-se o referencial teórico desenvolvido por Max Weber relativo ao papel da racionalidade técnica e substantiva na constituição do capitalismo ocidental e do Estado Moderno. Em especial, são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa os conceitos e categorias relativos à racionalização administrativa, às formas de organização e desenvolvimento dos quadros administrativos. Neste ponto, interessa-nos em particular, o desenvolvimento do cargo e da função de supervisão e os conceitos de patrimonialismo e organização burocrática.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1328430571957395por


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