Show simple item record

dc.contributor.authorNascimento, Tarcisio Antonio do
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.available2009-07-01
dc.date.available2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.issued2006-03-28
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tarcisio Antonio do. Expectativas de jovens negros quanto ao acesso à Universidade: o caso de uma escola da Zona Norte de São Paulo. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2466
dc.description.abstractThis work is about a quantitative research, having as objective to analyze the young black in the region north of the city of São Paulo, searching to understand the difficulties found for these in the access the university. The biggest difficulty pointed for the participants is the lack of financial resources, making with that these young has that to dedicate to the work, taking them not to get it good notes, for the lack of time to the study, pointed for them also as the second difficulty with respect to the access to superior education. The research discloses that practically the half of the young blacks has interest in the continuity of the studies, exactly not having financial incentives on the part of familiar, resources and social support. The study it points the necessity of the creation of Affirmative Politics that reach the black and poor white in Secondary Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de segundo graupor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectAcesso a universidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectBlackeng
dc.subjectAccess the universityeng
dc.titleExpectativas de jovens negros quanto ao acesso à Universidade: o caso de uma escola da Zona Norte de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar jovens negros e negras, buscando compreender as dificuldades encontradas por jovens negros e negras no acesso aos estudos em nível superior. A maior dificuldade apontada pelos participantes é a falta de recursos financeiros, fazendo com que estes jovens tenham que se dedicar ao trabalho, levando-os a não obterem boas notas, pela falta de tempo ao estudo, apontada por eles também como a segunda dificuldade para o acesso ao ensino superior. A pesquisa revela que praticamente a metade dos jovens negros e negras têm interesse na continuidade dos estudos, mesmo não tendo incentivos por parte de familiares, recursos financeiros e apoio social. O estudo aponta a necessidade da criação de Políticas Afirmativas que atingem o negro e branco pobre no Ensino Médio.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7303402339668877por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record